Projeto de desenvolvimento sustentável santa helena - São Carlos/SP: uma problematização das oportunidades, fraquezas, ameaças e fortalezas.

Caio Yamazaki Saravalle, Paulo Rogério Lopes, Guilherme Franceschini, Leina Freire, Vanilde Ferreira de Souza Esquerdo

Resumo


A pesquisa teve como objetivo apresentar a caracterização socioambiental, realizada de forma participativa, do assentamento agroecológico Santa Helena, localizado no município de São Carlos/ SP. Por meio de visitas periódicas construiu-se um diagnóstico participativo e dialógico com a comunidade local. Utilizaram-se técnicas participativas, destacando-se as caminhadas transversais, as entrevistas-semiestruturadas e a ferramenta FOFA (Fortalezas, Oportunidades, Fraquezas e Adversidades). Dentre as principais dificuldades apontadas, destacou-se a insuficiência de pressão do sistema existente de captação e abastecimento de água para a produção agropecuária e a dificuldade de obtenção de recursos financeiros. Como possibilidades para minimizar os problemas destacaram-se a comercialização dos produtos nos mercados institucionais, em feiras de orgânicos e a entrega regular de cestas, já que 80% dos sistemas de produção do assentamento estão em transição agroecológica. Conclui-se a necessidade de trabalhar de forma mais aprofundada a questão da irrigação, das sementes crioulas, da assistência técnica agroecológica e da certificação da produção.


Palavras-chave


Agroecologia, Agricultura ecológica, Metodologia participativa, Assentamento rural.

Texto completo:

PDF

Referências


ALVES FILHO, J. P. dinâmicas dos modos de vida e saúde ambiental no campo: os projetos de desenvolvimento sustentável em assentamentos rurais no Estado de São Paulo. 2012. Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Faculdade de Saúde Pública, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012.

ASSIS, R. L. de. agroecologia no brasil: análise do processo de difusão e perspectivas. 2002. 173 p. Tese (Doutorado em Sociedade e Agricultura) – Instituto de Economia, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2002.

FREITAS, E. P. O projeto de desenvolvimento sustentável (PDS) como paradigma para a implementação de assentamentos de reforma agrária: o caso do assentamento Sepé Tiaraju em Serra Azul (SP). 4º Encontro Nacional de Grupos de Pesquisa - ENGRUP, São Paulo, 2008, p. 739-773. In: anais..., São Paulo, 2008.

GUZMÁN, E. S. Agroecologia e desenvolvimento rural sustentável. In: AQUINO, A. M. de; ASSIS, R. L. agroecologia: princípios e técnicas para uma agricultura orgânica sustentável. Brasília: Embrapa, Informação Tecnológica, 2005. p. 101-132.

LOPES, P. R. a biodiversidade como fator preponderante para a produção agrícola em agroecossistemas cafeeiros sombreados no Pontal do Paranapanema. 2014. 172 p. Tese (Doutorado em Ecologia Aplicada - Interunidades) – Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, Piracicaba, SP, 2014.

LOPES, P. R. et al. Problematização participativa da realidade local do assentamento agroecológico PDS Santa Helena – São Carlos/SP. cadernos de agroecologia, v.9. n.4. 2014.

TEIXEIRA, E.S. et al. Estudos sobre Pedagogia da Alternância no Brasil: revisão de literatura e perspectivas para a pesquisa. educação e Pesquisa, São Paulo, v.34, n.2, p. 227-242. 2008.

THIOLLENT, M. - Notas para o debate de sobre pesquisa-ação. Serviço Social e Sociedade. (10), São Paulo, Ed. Cortez, 1982.

VERDEJO, M. E. diagnóstico Rural Participativo – Guia prático DRP. Brasília: SAF/MDA, 2006.




DOI: http://dx.doi.org/10.25059/2527-2594/retratosdeassentamentos/2016.v19i1.201

##plugins.generic.alm.title##

##plugins.generic.alm.loading##

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2016 Revista Eletrônica Retratos de Assentamentos

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Revista Retratos de Assentamentos e-ISSN: 2527-2594 

Uniara – Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / Brasil / CEP 14801-340

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.