Movimento Camponês, Ditatura Civil-Miltar, Ações Do Capital Agrário: A Reforma Agrária é Possível no Brasil ou Como Enfrentar a Velha Violência em Espaços Rurais

José Paulo Pietrafesa

Resumo


Este artigo buscou identificar raizes históricas no Brasil agrário e as relações delas com constantes situações de violência que sofreram camponeses e as populações tradicionais nos espaços rurais do Brasil e, particularmente, identificou-se conflitos, ações violentas e lutas por reforma agrária, baixa do arrendo e posse da terra no estado de Goiás, no período pré e pós golpe civil-militar de 1964. Os confrontos violentos ocorreram por disputas pela posse e uso da terra. Dois projetos se enfrentaram, históricamente. Um modelo voltado à mercantilização da produção
agropecuária e da terra e outro ao desenvolvimento do trabalho familiar no uso do solo. As fontes prioritarias de informações na construção deste artigo foram: a) relatório da Comissão Camponesa da Verdade e, b) banco de dados
do Setor de Documentação da Comissão Pastoral da Terra. As analises foram elaboradas a partir de documentos históricos, Jornais e material acadêmico encontrado nos Bancos de teses e de pesquisas de Universidades.


Palavras-chave


Disputar por hegemonias em espaços rurais; Conflitos e confrontos entre camponeses e latifúndio; Assassinatos de lideres de organizações camponesas.

Texto completo:

PDF

Referências


ALVES, A. I. Quem deu à luz: A formação de trabalhadores rurais pela

CPT. 2010. 227 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2010.

BRUNO, R. O Estatuto da Terra: entre a conciliação e o confronto. Revista Estudos Sociedade e Agricultura, Rio de Janeiro, n.5, p. 5-31, nov. 1995. Disponível em:. Acesso em 12 ago 2014.

CUNHA, P. R. Aconteceu Longe Demais: a luta pela terra dos posseiros em Formoso e Trombas e a Revolução Brasileira (1950-1964). São Paulo: Editor aUNESP, 2007.

INSTITUTO NACIONAL DE COLONIZAÇÃO E REFORMAR AGRÁRIA

(INCRA). Reforma Agrária: Compromisso de todos. Presidência da

República. Brasília – 1997. Disponível em: . Acesso em 25 jul. 2015.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Série Histórica e Estatística. Áreas de Estabelecimentos 1920-2006. Disponível em . Acesso em 31 jul. 2015.

MAIA. C. L. Os donos da terra: a disputa pela propriedade e pelo destino da fronteira – a luta dos posseiros em trombas e formoso 1950/1960. 2008. 274 f. Tese (Doutorado em História) – Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2008.

PIETRAFESA, J. P. & SILVA FILHO, A. P. The rurality and development model in Center-West region of Brazil: One brief diagnosis. Congreso Internacional sobre Desarrollo, Medio Ambiente y Recursos Naturales: sostenibilidad a Múltiples Niveles y Escalas. Volumen III / Volume III. 11-13 julio / July 2007. Cochabamba, Bolivia. Editado por / Edited by: Jan Feyen, Luis F. Aguirre, Mónica Moraes R. Publicación de la / Publication of the Universidad Mayor de San Simón. In: Anais…, 2007.

SILVA. O. A. da. Conflitos agrários, movimentos sociais e a ação de

governos neoliberais: o caso do município de Ponto Novo no estado da Bahia – Brasil. CAMPO-TERRITÓRIO - Revista de Geografia Agrária, Uberlândia, v. 8, n. 15, p. 1-17, fev., 2013.

SILVA, S. D.; PIETRAFES, J. P. e TAVARES, G. G. As fronteiras

do progresso e a devastação da natureza: frentes, marchas e expansão desenvolvimentista na exploração agrícola do cerrado em Goiás. II Workshop internacional de história do ambiente: desastres ambientais e sustentabilidade, 2011, Florianópolis. In: Anais..., Florianópolis, 2011.

SOUZA, R. D. de. Aspectos do debate historiográfico sobre Trombas e Formoso-GO. II Seminários de Pesquisa da Pós-Graduação em História da UFG/PUC, 2009, Goiânia. In: Anais..., Goiânia, 2009.




DOI: http://dx.doi.org/10.25059/2527-2594/retratosdeassentamentos/2015.v18i2.213

##plugins.generic.alm.title##

##plugins.generic.alm.loading##

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2016 Revista Eletrônica Retratos de Assentamentos

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Revista Retratos de Assentamentos e-ISSN: 2527-2594 

Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / Brasil / CEP 14801-340

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.