Terra no século XXI: Desafios e perspectivas da questão agrária

Autores

  • Sérgio Sauer Universidade de Brasília, UnB - Planaltina (FUP).

DOI:

https://doi.org/10.25059/2527-2594/retratosdeassentamentos/2016.v19i2.239

Palavras-chave:

Terra, Crises, BRICS, Cultivos Flex, América do Sul

Resumo

As narrativas sobre as crises recentes – associadas a embates geopolíticos, particularmente à articulação dos BRICS e à presença da China no Continente – tem provocado transformações agrárias e impac­tos sobre usos da terra, não só no Brasil, mas em toda a América do Sul. As crises financeiras, ambiental (com ênfase nas mudanças climáticas), alimentar (particularmente os aumentos dos preços dos alimentos) e energética (busca de fontes alternativas de energia, relacionada também a preços do petróleo) têm sido motivações principais para investimentos no setor agropecuário, tanto para a produção de commodities agrícolas como especulativos. São também reflexos da financeirização da terra, dos cultivos flex e dos acordos comerciais dos BRICS, particularmente da China tanto em investimentos como mercado e destino das commo­dities. Estes fenômenos – e as narrativas sobre os mesmos – provocam transformações agrárias na região, colocando a terra como parte fun­damental das disputas geopolíticas, promovendo a expansão das fron­teiras e resultando em novos ou aprofundamento de antigos conflitos socioambientais, especialmente disputas pelo acesso e posse das terras e dos recursos naturais.

Biografia do Autor

Sérgio Sauer, Universidade de Brasília, UnB - Planaltina (FUP).

Doutor em Sociologia pela Universidade de Brasília (2002) e professor da UnB, na Faculdade da UnB de Planaltina (FUP) e nos Programas de Pós Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural (PPG-Mader) e Sustentabilidade junto a Povos e Terras Tradicionais (MESPT/CDS). Foi professor visitante (2014-2015) no International Institute for Social Studies (ISS), da Erasmus University Rotterdam (Holanda). É mestre em Filosofia da religião pela School of Mission and Theology - Faculty of Arts/University of Bergen, Noruega (1996), graduado em Teologia pela Escola Superior de Teologia (1986) e em Filosofia pela Universidade Católica de Goiás (UFG). Foi professor das Universidades Católica de Goiás (PUC-Goiás) e Católica de Brasília (UCB) e assessor parlamentar no Senado Federal. Tem experiência e pesquisas em Sociologia, Filosofia e Ciências Políticas, com ênfase em Sociologia Rural, Sociologia Política e políticas governamentais, atuando principalmente em temas como luta pela terra, reforma agrária, terra e território, agricultura familiar, movimentos sociais agrários e políticas públicas para o campo.

Downloads

Publicado

2016-07-02

Como Citar

Sauer, S. (2016). Terra no século XXI: Desafios e perspectivas da questão agrária. Retratos De Assentamentos, 19(2), 69-97. https://doi.org/10.25059/2527-2594/retratosdeassentamentos/2016.v19i2.239

Edição

Seção

Artigos Originais