Diversificação produtiva e condições de reprodução social de assentados rurais no P.A. Che Guevara/Campos dos Goytacazes (RJ)

Autores

  • Priscila Tavares dos Santos Doutora em Antropologia (PPGA/UFF).
  • Rodrigo Pennutt da Cruz Doutorando em Antropologia pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia - Universidade Federal Fluminense - PPGA/UFF.
  • Delma Pessanha Neves Antropóloga e Professora do PPGA/UFF/Bolsista de Produtividade do CNPq/Coordenadora do Programa de Pesquisa: Sistema Sucroalcooleiro: transformações produtivas e reconversão de agentes econômicos./ Coordenadora da coleção Engenhos, usinas, sucatas...? Transformações sociais, agentes produtivos e trajetórias familiares no sistema sucroalcooleiro do estado do Rio de Janeiro.

DOI:

https://doi.org/10.25059/2527-2594/retratosdeassentamentos/2017.v20i1.262

Palavras-chave:

Produção de esteiras, Assentamentos rurais, Campos dos Goytacazes.

Resumo

Neste artigo, mediante análise de uma situação empírica, tomamos como objeto uma das alternativas incorporadas pelos assentados do PA Che Guevara para enfrentar os limites impostos por recursos naturais, tornando menos penoso o processo de assentamento em área cujo solo encontra-se altamente degradado em decorrência dos processos produtivos em atendimento às demandas de consumo da agroindústria canavieira. Os assentados se dedicam não somente às atividades agrícolas, mas também as relacionadas a outros setores produtivos, investindo, em muitos casos, na diversificação de alternativas como forma de assegurar a reprodução familiar. Alguns deles complementam o rendimento com a produção de esteiras de tabua, atividade que há muito vem sendo realizada por agricultores e trabalhadores da região, mesmo antes da criação do P.A.. Valorizando as condições diversificadas que possibilitam a reprodução social de famílias de agricultores, destacamos a incorporação de atividades tradicionais, extrativismo com beneficiamento imediato, exercício de compensação diante dos males causados pelo direcionamento da modernização tecnológica com base em agroquímicos.

Downloads

Publicado

2017-01-01

Como Citar

dos Santos, P. T., da Cruz, R. P., & Neves, D. P. (2017). Diversificação produtiva e condições de reprodução social de assentados rurais no P.A. Che Guevara/Campos dos Goytacazes (RJ). Retratos De Assentamentos, 20(1), 186-206. https://doi.org/10.25059/2527-2594/retratosdeassentamentos/2017.v20i1.262

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.