Estratégias de reprodução social camponesa: o poder de resistência da juventude rural, Vale do Jarui, Tocantins

Autores

  • Adelma Ferreira Souza Graduação em Ciencias Sociais (FFBS), Doutorado em Ciências Sociais (Unicamp), Docente (IFTO) Antropóloga (INCRA)
  • Sonia Maria P. Pereira Bergamasco Professora do Programa de Pós graduação em Ciencias Sociais (Unicamp). Bolsista de Produtividade em Pesquisa pelo CNPq e Bolsista PVNS - CAPES Professor Visitante Nacional Sênior - 2013-2017 do Programa de Pós Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Rural da Universidade Federal de São Carlos - Campus Araras.
  • Eonilson Antonio Lima Graduação em História (UNITINS), Mestrando em História (UFG), Docente (SEDUC/Tocantins).

DOI:

https://doi.org/10.25059/2527-2594/retratosdeassentamentos/2017.v20i1.266

Palavras-chave:

Juventude Rural, Reprodução Social, Assentamentos Rurais, Sucessão Rural.

Resumo

O presente trabalho objetivo apresentar as condições para a reprodução social camponesa entre as novas gerações no vale do Juari, região noroeste estado do Tocantins. Trata-se, portanto, de compreender porque, diferente de outros estudos sobre a reprodução camponesa e sucessão rural, as novas gerações, inclusive as mulheres, querem ficar no campo. Entende-se que a política de reforma agrária foi vetor para assegurar as novas gerações de camponeses o retorno e acesso à terra. Observa-se que “escolha” dos jovens (homens e mulheres) de continuar nos assentamentos rurais na região do vale não está orientada só pelas internalizações subjetivas de valores apreendidos no processo de socialização, isto é, pelo habitus como também, pelas condições objetivas de reprodução social da vida local. Neste sentido, fez-se uso da História de vida para apreender as trajetórias sociais e os arranjos fundiários, econômicos e sociais que as famílias vêm engendrando que possibilita os filhos (as) e netos (as) ver o campo como “um negócio possível”, garantindo assim as práticas de reprodução da produção familiar e sucessão da condição camponesa em assentamentos rurais na região.

Downloads

Publicado

2017-01-01

Como Citar

Souza, A. F., Bergamasco, S. M. P. P., & Lima, E. A. (2017). Estratégias de reprodução social camponesa: o poder de resistência da juventude rural, Vale do Jarui, Tocantins. Retratos De Assentamentos, 20(1), 307-326. https://doi.org/10.25059/2527-2594/retratosdeassentamentos/2017.v20i1.266

Edição

Seção

Artigos Originais