Protagonismo feminino na agricultura agroecológica: estudo de uma organização de controle social no assentamento Milton Santos

Autores

  • Gabriela Mariano Mendonça Mestranda no Programa de Pós Graduação Interunidades em Ecologia Aplicada, Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (CENA-ESALQ/USP), Piracicaba, SP.
  • Paulo Eduardo Moruzzi Marques Professor Doutor da Universidade de São Paulo, Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, ESALQ/USP, e do Programa de Pós-Graduação em Ecologia Aplicada (CENA-ESALQ/USP).

DOI:

https://doi.org/10.25059/2527-2594/retratosdeassentamentos/2018.v21i2.298

Palavras-chave:

ênero, Trabalhadoras Rurais, Agricultura Familiar, Agroecologia Produção Orgânica.

Resumo

A agricultura familiar reflete uma divisão histórica do gênero. No trabalho, a mulher concentra sua participação nos cultivos para subsistência, enquanto o homem se ocupa das grandes culturas, com as quais a família obtém sua renda. O assentamento Milton Santos fois construído como um Projeto de Desenvolvimento Susnterável (PDS), conforme as normas do INCRA, e também uma Comuna da Terra, tal como concebido pelo MST. Esta concepção se funda especialmente na perspectiva de produção orgânica e de proximidade do assentamento com os grandes centros consumidores. Efetivamente, desde sua implantação, existem importantes esforços no assentamento para a conversão para a agricultura orgânica e agroecológica. Nesta perspectiva, famílias assentadas se engajaram em iniciativas visando tornar suas produções em conformidade com as normas da produção orgânica, especialmente buscando o reconhecimento da qualidade orgânica via sistema participativo. É assim que, no assentamento, foram formalizadas três Organizações de Controle Social (OCS). Nossa pesquisa focaliza a OCS Terra Viva, formada majoritariamente por mulheres, com o objetivo de discutir em que medida a implantação deste dispositivo favorece o rompimento de práticas patriarcais, suscitando o protagonismo feminino. Para tal estudo, foram realizadas entrevistas semiestruturadas e observação participante. As mulheres consideradas na pesquisa rompem com seu lugar servil na família, levando para a esfera pública suas reivindicações e princípios.    

Downloads

Publicado

2018-08-01

Como Citar

Mendonça, G. M., & Moruzzi Marques, P. E. (2018). Protagonismo feminino na agricultura agroecológica: estudo de uma organização de controle social no assentamento Milton Santos. Retratos De Assentamentos, 21(2), 45-65. https://doi.org/10.25059/2527-2594/retratosdeassentamentos/2018.v21i2.298

Edição

Seção

Artigos Originais