SOCIOLOGIA VIVA: Uma Proposta de construção de uma Rede Latino-americana de Observatórios Fundiários e Núcleos de pesquisa e extensão focados em situações de conflito agroambientais rurais e nas lutas por terra

Autores

  • Ana Maria Motta Ribeiro Universidade Federal Fluminense
  • Hugo Belarmino de Morais Universidade Federal da Paraíba e Universidade Federal Fluminense
  • Maria José Andrade de Souza Universidade Federal Fluminense e Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Emmanuel Oguri Freitas Universidade Estadual de Feira de Santana

DOI:

https://doi.org/10.25059/2527-2594/retratosdeassentamentos/2018.v21i1.300

Palavras-chave:

Observatórios, Lutas por terra e território, Conflitos socioambientais, Sociologia Rural e Ambiental, Questão agrária

Resumo

Pretende-se neste artigo refletir conjuntamente sobre uma perspectiva acadêmico-militante derivada da expertise dos pesquisadores para integração de atuações de apoio intelectual junto a movimentos sociais organizados em situações de conflito. Do ponto de vista teórico-metodológico, parte-se da compreensão histórica, social e pedagógica com que Edward Thompson interpreta a formação da classe a partir das experiências vivenciadas em cada situação datada e localizada de luta, que se articula com a importância de se aprender a ouvir e a registrar a fala do homem simples ou comum. Assumindo pressuposto destas reflexões a agência humana que vivencia processos de subalternização em situações de disputa e/ou confronto com a apropriação da natureza no mundo rural - ou de definição de territorialidades no meio urbano - delimita-se aqui como de interesse deste trabalho a abertura para reconhecimento de novos recortes e ferramentas metodológicas. Neste sentido, apresenta-se a experiência dos observatórios fundiários em seu processo atual de construção em rede a fim de ampliar a discussão sobre a validade e viabilidade da articulação de pesquisadores, extensionistas e seus núcleos de trabalho, sempre tendo como enfoque principal as situações de conflito.

 

 

Biografia do Autor

Ana Maria Motta Ribeiro, Universidade Federal Fluminense

Professora Associada do Departamento de Sociologia e Metodologia das Ciências Sociais da e do Programa de Pós-graduação em Sociologia e Direito - PPGSD na Universidade Federal Fluminense (UFF). Coordenadora do Observatório Fundiário Fluminense - OBFF.

Maria José Andrade de Souza, Universidade Federal Fluminense e Universidade Estadual de Feira de Santana

Professora Substituta do curso de Direito da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Doutoranda em Sociologia e Direito pela Universidade Federal Fluminense. Integrante do Observatório Fundiário Fluminense (OBFF).

Emmanuel Oguri Freitas, Universidade Estadual de Feira de Santana

Professor do curso de Direito da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Doutor em Sociologia e Direito pela Universidade Federal Fluminense. Integrante do Observatório Fundiário Fluminense (OBFF).

Downloads

Publicado

2018-09-27

Como Citar

Motta Ribeiro, A. M., de Morais, H. B., Andrade de Souza, M. J., & Oguri Freitas, E. (2018). SOCIOLOGIA VIVA: Uma Proposta de construção de uma Rede Latino-americana de Observatórios Fundiários e Núcleos de pesquisa e extensão focados em situações de conflito agroambientais rurais e nas lutas por terra. Retratos De Assentamentos, 21(1), 71-96. https://doi.org/10.25059/2527-2594/retratosdeassentamentos/2018.v21i1.300

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.