O Desenvolvimento do Projeto Educação do Campo em um Assentamento da Reforma Agrária no Município de Araraquara/SP: Uma Possibilidade de Intervenção na Problemática Ambiental

Autores

  • Laésse Venancio Lopes UNESP

DOI:

https://doi.org/10.25059/2527-2594/retratosdeassentamentos/2006.v9i1.31

Resumo

Após a revolução industrial, principalmente durante a última metade do século XX, o modelo urbano-industrial de vida estabeleceu-se de forma hegemônica, estimulando o consumo de produtos descartáveis de difícil degradação. Conforme Guimarães (2000), esse modelo social potencializa-se dentro de uma lógica de valores individualistas, consumistas e de atitudes antropocêntricas traduzidas pela dominação utilitarista e totalitária da natureza pelo homem. Um dos aspectos em que a degradação ambiental é bastante acentuada, pelo modo dessa civilização se relacionar com a terra, está na prática agrícola. Esta evoluiu de tal maneira que acabou com muitas espécies e ainda está colocando em alto risco a existência de muitas outras. Segundo Romeiro (1998), mesmo com a sobrevivência de grupos de: camponeses, quilombolas e tribos indígenas que persistem desenvolvendo uma prática agrícola que leva em conta as restrições biológicas. Prática esta, atualmente denominada de agricultura tradicional que, também apresenta uma simplificação e provoca a seleção de espécies, porém diferencia-se por priorizar a subsistência e procurar “imitar” as características naturais de uma floresta utilizando, por exemplo, práticas de plantio itinerante e cultivo diversificado, ou seja, não eliminam os nutrientes do solo.

Referências

ARROYO, M. G.; CALDART, R. S; MOLINA, M. C. (Org.). Por uma educação do campo. Rio de Janeiro: Vozes, 2004.

BARREIRO, I. M. F. Educação rural capitalista: a contradição entre a educação modernizadora e a educação de classe popular na campanha nacional de educação rural. 1989. Dissertação (mestrado em educação) - Faculdade de educação, Unicamp, São Paulo, 1989.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental. Temas transversais, São Paulo, MEC 1998.

COSTA, S. A. O sem terra e a educação: um estudo da tentativa de implantação da proposta pedagógica do MST em escolas de assentamentos no estado de São Paulo. 2002. Dissertação (mestrado em educação) - Faculdade de Educação, UFSCAR, São Paulo, 2002.

ENCICLOPÉDIA DO MUNDO CONTEMPORÂNEO. Rio de Janeiro: Terceiro Milênio, 2000.

GUIMARÃES, M. Educação ambiental: no consenso um embate? Campinas: Papirus, 2000.

LIBÂNEO, J. C. Adeus Professor Adeus Professora? Novas Exigências Educacionais e a profissão docente. 4ª ed. São Paulo: Cortez, 2000.

MELO, J.C. Educação ambiental: representações e práticas das professoras do ensino fundamental em três escolas públicas em Cuiabá. 2000. Dissertação (mestrado em educação) – Faculdade de educação. Universidade de Quebec, Montreal, 2000.

MÉSZÀROS, I. O Século XXI: Socialismo ou Barbárie? São Paulo: Boitempo, 2003.

NOVAES, W. A década do impasse: do Rio-92 à Rio+10. São Paulo: Estação e Liberdade/ Instituto Sócio Ambiental, 2002.

OLIVEIRA, M. E. Educação ambiental: uma abordagem possível. Brasília: IBAMA, 2000.

RAMOS, M. N.; MOREIRA, T. M.; SANTOS, C. A. (Coord.). Referências para uma política de educação do campo: caderno de subsídios. Brasília: Secretaria de Educação Média e Tecnológica, Grupo Permanente de Trabalho de Educação do Campo, 2004.

ROMANELLI, O. O. História da educação no Brasil. Rio de Janeiro, Vozes, 1995.

ROMEIRO, A.R. Meio ambiente e dinâmica de inovações na agricultura. São Paulo: Annablume/Fapesp, 1998.

TEDESCO, O novo pacto educativo: educação, competitividade e cidadania na sociedade moderna. São Paulo: Ática, 1998.

VICTORINO, C. J. A. Canibais da natureza: educação ambiental, limites e qualidade de vida. Rio Grande do Sul: Vozes, 2000.

WHITAKER, D. A Seleção dos privilegiados. São Paulo: Semente, 1981.

________________ Educação e resgate cultural. Palestra ministrada no evento Formação de professores na desordem contemporânea, realizada na UNESP Araraquara em 08/04/2003.

WINDELBAND, W. Historia general de la filosofia. Barcelona: El Ateneo, 1970.

Downloads

Publicado

2006-01-14

Como Citar

Lopes, L. V. (2006). O Desenvolvimento do Projeto Educação do Campo em um Assentamento da Reforma Agrária no Município de Araraquara/SP: Uma Possibilidade de Intervenção na Problemática Ambiental. Retratos De Assentamentos, 9(1), 83-95. https://doi.org/10.25059/2527-2594/retratosdeassentamentos/2006.v9i1.31

Edição

Seção

Artigos Originais