Estudo exploratório sobre dinâmica do desmatamento em assentamentos localizados no território portal da Amazônia

Autores

  • Silvia Regina Starling Assad de Avila Universidade de Brasilia
  • Mario Avila
  • José Vicente Elias Bernardi Universidade de Brasília, Faculdade UNB/Planaltina.Desenvolve seus trabalhos principalmente nos seguintes temas: agricultura familiar, desenvolvimento rural, alternativas agrícolas, segurança/soberania alimentar, assentamentos rurais e circuitos curtos de proximidade. Atua no Programa de Pós-Graduação Interunidades (CENA-ESALQ) em Ecologia Aplicada, da USP em sua área de ambiente e sociedade. Coordena notadamente no âmbito deste programa o grupo de pesquisa em agriculturas alternativas (AGREMAL), inscrito no Diretório do CNPq.
  • Antônio Felipe Couto Júnior Universidade de Brasília, Campus Planaltina. Tem como áreas de concentração Geoprocessamento aplicado à análise ambiental. Interesse em estudos de paisagens tropicais, estratificação e produtividade da paisagem, quantificação de funções ambientais e mapeamentos funcionais. As principais linhas de pesquisa: séries temporais aplicadas à avaliação da cobertura da terra; processamento digital de imagens; relação vegetação-solo-relevo; parâmetros morfométricos; análise espectral.

DOI:

https://doi.org/10.25059/2527-2594/retratosdeassentamentos/2019.v22i1.330

Palavras-chave:

Desmatamento, Assentamento de reforma agrária, Mato Grosso

Resumo

: Os assentamentos na Amazônia são fundamentais para a distribuição de terras, porém sua implementação ainda traz muitos problemas ambientais e sociais, o que tem levado a críticas sobre as condições de sustentabilidade dos mesmos e avaliar o impacto ambiental ocasionado por este grupo local, está se tornando um dos empregos mais frequentes da utilização de indicadores. O objetivo deste texto então, foi caracterizar de maneira exploratória, a dinâmica do desmatamento em assentamentos localizados no Território Portal da Amazônia, localizado no norte do estado do Mato Grosso utilizando indicadores extraídos do IBGE, IMAZON e INPE. Neste estudo, os assentamentos que respondem por parcelas significativas de desmatamento estão nos municípios de Guarantã do Norte, Novo Mundo e Peixoto de Azevedo estando evidente a dinâmica de desmatamento ocasionado pela ocupação para pastagens, criação de bovinos seguido de culturas anuais (soja) em regiões selecionadas e migração para novas áreas para reiniciar o ciclo apresentado. Entender a dinâmica do desmatamento nos assentamentos localizados no Território Portal da Amazônia é essencial para que se busque implementar talvez, um modelo mais sustentável - capaz de conciliar a conservação da floresta e ainda melhorar a condição de vida dos assentados -  bem como reduzir conflitos e pobreza rural.

Biografia do Autor

Silvia Regina Starling Assad de Avila, Universidade de Brasilia

Doutoranda em Ciencias ambientais - PPGCA/UnB

Mestrado em gestao do Agronegócio - PROPAGA/UnB

Graduação em Administração Rural - UFLA/MG

Mario Avila

Doutor em Desenvolvimento Sustentavel - CDS/UnB
Mestre em Administração Rural - UFLA/MG

Downloads

Publicado

2019-08-01

Como Citar

Starling Assad de Avila, S. R., Avila, M., Bernardi, J. V. E., & Couto Júnior, A. F. (2019). Estudo exploratório sobre dinâmica do desmatamento em assentamentos localizados no território portal da Amazônia. Retratos De Assentamentos, 22(1), 139-152. https://doi.org/10.25059/2527-2594/retratosdeassentamentos/2019.v22i1.330

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.