Agriculturas e agricultura familiar no Brasil: uma revisão de literatura

Autores

  • Antônia Francisca Lima Mestranda do Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal do Piauí, campus ministro Petrônio Portela.
  • Edvânia Gomes de Assis Silva Professora Doutora do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Piauí – UFPI.
  • Bruna de Freitas Iwata Professora Doutora do Instituto Federal Piauí – IFPI, Departamento de Gestão Ambiental.

DOI:

https://doi.org/10.25059/2527-2594/retratosdeassentamentos/2019.v22i1.332

Palavras-chave:

Sistemas Agrários, Agricultura Familiar, PRONAF.

Resumo

O presente artigo apresenta como objetivo geral elaborar uma revisão de literatura referente ao tema da agricultura, seu surgimento e evolução histórica no mundo, bem como, discutir os vários significados da agricultura familiar e sua importância para a produção e abastecimento brasileiro, à luz das teorias acadêmicas e dos investimentos governamentais, a partir da década de 1990. A metodologia empregada consistiu de levantamento bibliográfico. A pesquisa evidenciou que a agricultura familiar, apresenta uma diversidade de classificação, bem como ideias pré-concebidas, associando à produção de baixa renda, precária ou de subsistência, porém suas principais características residem na gestão da propriedade compartilhada pela família, atividade agropecuária como principal fonte geradora de renda e uma relação particular mantida pelo agricultor familiar com a terra, seu local de trabalho e moradia. Os dados mostraram que mais de 70% dos alimentos, que abastecem a população brasileira, advém da agricultura familiar, sendo que metade dos estabelecimentos familiares, concentram-se na região Nordeste. Nesse cenário, destacam-se os programas governamentais voltados a esse público, principalmente os financiamentos das atividades produtivas.

Downloads

Publicado

2019-08-01

Como Citar

Lima, A. F., Silva, E. G. de A., & Iwata, B. de F. (2019). Agriculturas e agricultura familiar no Brasil: uma revisão de literatura. Retratos De Assentamentos, 22(1), 50-68. https://doi.org/10.25059/2527-2594/retratosdeassentamentos/2019.v22i1.332

Edição

Seção

Artigos Originais