Mudanças climáticas nos assentamentos rurais: uma etnografia sobre a experiência de futuro

Autores

  • Alexsandro Elias Arbarotti Laboratoire Eau, Environnement et Systèmes Urbains (Leesu) - École des Ponts Paris Tech.
  • Rodrigo Constante Martins Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.25059/2527-2594/retratosdeassentamentos/2019.v22i1.349

Palavras-chave:

Assentamentos Rurais, Mudanças Climáticas, Questão Ambiental, Sensibilidade Ambiental, Ruralidades.

Resumo

O objetivo do presente artigo é analisar como as mudanças climáticas são percebidas e impactam o modo de produção e a existência sócio cultural dos assentados rurais da reforma agrária, por meio de um estudo de caso no maior Assentamento do estado de São Paulo. Os dados empíricos foram coletados a partir de trabalhos de campo realizados entre os anos de 2014 e 2017 dentro da perspectiva da história oral. Fora tomado como evento balizador da análise a crise hídrica vivida no estado de São Paulo no ano de 2014, tida como o maior período de estiagem vivido no estado. Os resultados mostraram que esse evento foi tido como a expressão de um processo que é percebido pelos assentados há muito tempo. Segundo os relatos está cada vez mais difícil produzir, pois não é mais possível saber quando vai chover. Esse cenário produz uma situação de incertezas, medos e angústias em relação ao futuro pessoal e do planeta. A verificação desse ambiente de ausência de futuro é tomada no artigo como um elemento chave para a construção de uma nova ordem social e ambiental que leve em conta todos os viventes.

Biografia do Autor

Alexsandro Elias Arbarotti, Laboratoire Eau, Environnement et Systèmes Urbains (Leesu) - École des Ponts Paris Tech.

Graduação em Ciencias Sociais na Universidade Estadual Paulista - Campus Marília, Mestrado e Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de São Carlos, com período sanduiche na Universidade de Paris Nanterre. Atualmente pós-doutorando no Laboratoire Eau, Environnement et Systèmes Urbains (Leesu) - École des Ponts Paris Tech.

Rodrigo Constante Martins, Universidade Federal de São Carlos

Professor do Departamento de Sociologia e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de São Carlos. Bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq.

Downloads

Publicado

2019-08-01

Como Citar

Arbarotti, A. E., & Martins, R. C. (2019). Mudanças climáticas nos assentamentos rurais: uma etnografia sobre a experiência de futuro. Retratos De Assentamentos, 22(1), 116-138. https://doi.org/10.25059/2527-2594/retratosdeassentamentos/2019.v22i1.349

Edição

Seção

Artigos Originais