Construindo uma rede solidária e de cooperação na produção das ações de saúde no contexto da luta pela terra

Autores

  • Alessandra Regina Müller Germani Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Passo Fundo/RS
  • Ana Paula Schervinski Villwock Universidade Federal de Sergipe
  • Jacir João Chies Instituto EDUCAR - Pontão/RS

DOI:

https://doi.org/10.25059/2527-2594/retratosdeassentamentos/2020.v23i2.422

Resumo

Este estudo tem como objetivo apresentar o relato e a análise da experiência de luta pela saúde que foi sendo construída no assentamento Anonni, durante o período de transição, do assentamento provisório ao definitivo, de 1987 a 1992, identificando como se deu a relação entre os saberes e práticas, populares e científicos, na produção das ações de saúde. Trata-se de uma pesquisa do tipo estudo de caso, com abordagem qualitativa. Os procedimentos metodológicos adotados compreenderam a realização de uma pesquisa exploratória, bibliográfica, documental e de campo, no período de março de 2017 a junho de 2018. Ao final, compreende-se que na experiência vivida houveram uma série de pontos de tensão entre o pensamento hegemônico e contra hegemônico no cotidiano da assistência à saúde que era prestada as famílias, demonstrando que para enfrentar a monocultura do saber da ciência moderna, exige-se reconhecer que há uma pluralidade de conhecimentos heterogêneos presentes na comunidade, e que estes se articulados possibilitarão o fortalecimento das ações de saúde desenvolvidas.

Biografia do Autor

Alessandra Regina Müller Germani, Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Passo Fundo/RS

Professora do Magistério Superior na Área de Saúde Coletiva na Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, Campus Passo Fundo/RS. Doutora em Extensão Rural pelo Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Ana Paula Schervinski Villwock, Universidade Federal de Sergipe

Professora do Magistério Superior no Departamento de Engenharia Agronômica da Universidade Federal de Sergipe. Doutora em Extensão Rural pelo Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Jacir João Chies, Instituto EDUCAR - Pontão/RS

Professor colaborador do Curso de Graduação em Agronomia desenvolvido no Instituto EDUCAR em parceria com a Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS Campus Erechim/RS – Turma Especial PRONERA. Mestre em Agronomia e Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Produção Agrícola Familiar, da Universidade Federal de Pelotas – UFPEL.

Referências

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70; 2004.

BONAMIGO, Carlos Antônio. Pra mim foi uma escola... o princípio educativo do trabalho cooperativo. Passo Fundo: UPF, 2002.

BONAVIGO, Elizabete Ana, BAVARESCO, Pedro Antônio. Fazenda Annoni: da ocupação ao assentamento definitivo. In: TEDESCO, João Carlos; CARINI, Joel João. Conflitos agrários no norte gaúcho 1980-2008. Porto Alegre: EST edições, 2008.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. A comunidade tradicional. In:UDRY, Consolación, EIDT, Jane Simoni. Conhecimento tradicional: conceitos e marco legal. Brasília/DF: Embrapa, 2015.

DICKEL, Simone Lopes. O processo histórico de desapropriação da Fazenda Annoni. In: XXVIII Simpósio Nacional de História: Lugares dos historiadores: velhos e novos desafios. 2015. Florianópolis/SC. Anais XXVIII Simpósio Nacional de História: Lugares dos historiadores: velhos e novos desafios. Florianópolis/SC: Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), 2015. p. 01-16.

GERHARDT, Tatiana Engel; LOPES, Marta Julia Marques. O rural e a saúde: compartilhando teoria e método. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2015.

MOVIMENTO DOS TRABALHADORES RURAIS SEM TERRA – MST. Segunda turma de Agronomia do Instituto Educar foca na formação agroecológica. Disponível em: http://www.mst.org.br/2015/06/24/segunda-turma-de-agronomia-do-instituto-educar-foca-na-formacao-agroecologica.html. Acesso em 28/03/2017.

NAVARRO, Zander; MORAES, Maria Stela; MENEZES. Pequena história dos assentamentos rurais no Rio Grande do Sul: formação e desenvolvimento. In: MEDEIROS, Leonilde Servolo de; LEITE, Sérgio. A formação dos assentamentos rurais no Brasil: processos sociais e políticas públicas. 2 ed. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.

PAIM, Jairnilson Silva. Reforma sanitária brasileira: contribuição para a compreensão e crítica. Salvador: EDUFBA/Rio de Janeiro: Editora Fiocruz; 2008.

SANTOS, Boaventura de Sousa. A gramática do tempo: para uma nova cultura política. São Paulo: Cortez, 2010.

______. Boaventura de Sousa. Para um novo senso comum: a ciência, o direito e a política na transição paradigmática. 8 ed. São Paulo: Cortez, 2011.

______. Boaventura de Souza Santos. As bifurcações da ordem: revolução, cidade, campo e indignação. São Paulo: Cortez, 2016.

SANTOS, Milton. O Brasil: território e sociedade no início do século XXI. 5.ed. Rio de Janeiro, Record, 2003.

Downloads

Publicado

2020-08-01

Como Citar

Müller Germani, A. R., Schervinski Villwock, A. P. ., & Chies, J. J. . . (2020). Construindo uma rede solidária e de cooperação na produção das ações de saúde no contexto da luta pela terra. Retratos De Assentamentos, 23(2), 156-173. https://doi.org/10.25059/2527-2594/retratosdeassentamentos/2020.v23i2.422

Edição

Seção

58º Congresso da SOBER