A Produção Leiteira em Assentamentos de Reforma Agrária: Renda, Organização e Resistência

Martha Esthela S. Silva, Luís Antônio Barone, Laís Túbero Izidoro

Resumo


Este artigo se propõe a estudar a produção leiteira em assentamentos de reforma agrária a partir da organização dos agentes envolvidos no circuito produtivo. Nosso universo empírico de pesquisa são dois assentamentos localizados na cidade de Presidente Venceslau/SP, no Pontal do Paranapanema. A pecuária leiteira nestes dois assentamentos se destaca, sendo a produção mais encontrada dentro dos lotes. Analisamos toda a cadeia produtiva do leite dentro do assentamento, verificando o manuseio do gado, a venda da produção e a importância dessa atividade econômica para os assentados. A questão da produção leiteira nos despertou interesse, pois é a atividade mais encontrada nos assentamentos rurais de reforma agrária e em pequenas e médias propriedades do Pontal do Paranapanema.


Texto completo:

PDF

Referências


ATHIÊ, F. Gado leiteiro, uma proposta de manejo. São Paulo: Nobel, 1998.

BARONE, L. A.; MACIEL, M. C.; SILVA, M. E. S.; FERRANTE, V.L.S.B. O associativismo como estratégia de ressocialização e gestão nos assentamentos rurais em São Paulo. Retratos de Assentamentos. Araraquara, n.11, NUPEDOR, p. 45-70, 2008.

FERNANDES, B. M. MST: formação e territorialização. São Paulo:

Hucitec, 2.ª Ed., 2000.

LEITE, J. F. A Ocupação do Pontal do Paranapanema. São Paulo: Hucitec,

NEUMANN, P. S.; DALCIN, D.; TROIAN, A.; VASCONCELOS, S. O.;

A Atividade leiteira no contexto da agricultura familiar: um estudo de caso. Congresso. Sociedade Brasileira de Economia Administração e Sociologia Rural. Ano 47. In: Anais..., Porto Alegre, 2009.

NORDER, L. A. C. Políticas de Assentamentos e Localidade: os desafios da reconstituição do trabalho rural no Brasil. São Paulo: Wageningen Universiteit, 1994.

SANTOS, J. C. O Sistema Agroindustrial do Leite na Região de Presidente

Prudente-SP. 2004. Dissertação (Mestrado em Geografia) Departamento de Geografia. Faculdade de Ciências e Tecnologia, UNESP, Presidente Prudente.

SILVA, M. E. S. Associativismo e organização produtiva em assentamentos rurais: resistência social e políticas públicas na reforma agrária. Retratos de Assentamentos. Araraquara, n.12, NUPEDOR, p. 349-368, 2009.

STEVANATO, A. S. A produção de leite na região de Presidente Prudente: O caso da Cooperativa de Laticínios Vali do Paranapanema

(COOLVAP). 2002. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Departamento de Geografia. Faculdade de Ciências e Tecnologia, UNESP, Presidente Prudente.

Sites consultados: Acesso em 20/09/2010.

www.mapa.gov.br

www.milkpoint.com.br




DOI: http://dx.doi.org/10.25059/2527-2594/retratosdeassentamentos/2011.v14i1.87

##plugins.generic.alm.title##

##plugins.generic.alm.loading##

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2015 Revista Eletrônica Retratos de Assentamentos



Revista Retratos de Assentamentos e-ISSN: 2527-2594 

Uniara – Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / Brasil / CEP 14801-340

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.