Entre a segurança e a soberania alimentar: por uma abordagem crítica da produção e distribuição de alimentos

Autores

  • Valmir José de Oliveira Valério Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Presidente Prudente/SP.

DOI:

https://doi.org/10.25059/2527-2594/retratosdeassentamentos/2019.v22i1.346

Palavras-chave:

Segurança alimentar, Soberania alimentar, Reforma Agrária, Camponeses

Resumo

Devido ao fato de compor um debate ainda recente, sobretudo no âmbito acadêmico, o estudo da produção e abastecimento alimentar através dos conceitos de segurança alimentar e soberania alimentar tem provocado equívocos e imprecisões. Utilizados de maneira conjunta e “pacificada”, os conceitos deixam escapar as contradições resultantes do confronto teórico e político inerente a cada definição. Referenciados em uma perspectiva espacial, enquanto a segurança alimentar está lastreada na generalização do movimento dos alimentos no espaço, de acordo com os interesses do capital comercial e industrial, a soberania alimentar tem como fundamento a produção local para abastecimento local/regional, cujo protagonismo e controle são exercidos pelo campesinato e não pelos atravessadores. De tal modo, tendo em vista os sentidos espaciais específicos que resultam de cada forma de organização da agricultura e da comercialização de alimentos, neste artigo analiso as implicações teóricas e práticas no âmbito da relação entre os conceitos de segurança e soberania alimentar.

Biografia do Autor

Valmir José de Oliveira Valério, Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Presidente Prudente/SP.

Professor e Geógrafo, formado pela Universidade Estadual Paulista, UNESP, campus de Presidente Prudente. Mestre em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual Paulista, UNESP, campus de Presidente Prudente. Doutorando em Geografia pelo Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Estadual Paulista, UNESP, campus de Presidente Prudente/SP. Bolsista de doutorado da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Foi bolsista de mestrado do CNPq, no qual estudou os impactos da expansão da agroindústria canavieira para a produção e abastecimento alimentar no município de Tupi Paulista/SP. Foi bolsista de iniciação científica (IC) pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), na qual estudou as implicações da territorialização do agronegócio canavieiro para a produção de alimentos no município de Flórida Paulista/SP. Atualmente, com apoio de bolsa de pesquisa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), desenvolve pesquisa com o foco no entendimento das influências da expansão do agronegócio sucroenergético para a produção e abastecimento alimentar no estado de São Paulo (2003-2015) , tendo como referência o conceito de soberania alimentar. Membro do Centro de Estudos de Geografia do Trabalho (CEGeT). Membro do Núcleo de Estudos, Pesquisas e Projetos de Reforma Agrária (NERA). Parecerista da Revista Nera. Coordenador do periódico eletrônico Boletim DATALUTA. 

Downloads

Publicado

2019-08-01

Como Citar

Valério, V. J. de O. (2019). Entre a segurança e a soberania alimentar: por uma abordagem crítica da produção e distribuição de alimentos. Retratos De Assentamentos, 22(1), 32-49. https://doi.org/10.25059/2527-2594/retratosdeassentamentos/2019.v22i1.346

Edição

Seção

Artigos Originais