Desafios do programa nacional de alimentação escolar (PNAE) como instrumento de fortalecimento da agricultura familiar em pequenos municípios

Autores

  • Edmilson Carlos de Almeida Lopes Junior Centro de Ciências da Natureza, Universidade Federal de São Carlos
  • André de Camargo Macedo Centro de Ciências da Natureza, Universidade Federal de São Carlos
  • Ricardo Serra Borsatto Universidade Federal de São Carlos http://orcid.org/0000-0002-7594-479X
  • Leandro de Lima Santos Centro de Ciências da Natureza, Universidade Federal de São Carlos
  • Vanilde Ferreira de Souza-Esquerdo Faculdade de Engenharia Agrícola, Universidade Estadual de Campinas (FEAGRI/UNICAMP), Programa de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Universidade Federal de São Carlos (PPGADR/UFSCar)

DOI:

https://doi.org/10.25059/2527-2594/retratosdeassentamentos/2018.v21i2.324

Palavras-chave:

políticas públicas, desenvolvimento rural, cadeias agroalimentares

Resumo

A partir da promulgação da Lei 11.947/2009, as compras de alimentos destinadas para a alimentação escolar passaram a servir como instrumento de fortalecimento da agricultura familiar. Desde então, ficou estabelecido que ao menos 30% dos recursos destinados para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) fossem utilizados na compra de alimentos produzidos pela agricultura familiar. Esse trabalho analisou a operacionalização desse programa em três municípios da região Sudoeste Paulista, objetivando compreender as dificuldades que pequenos municípios enfrentam em sua execução. Os resultados apontaram que, apesar de o programa ser considerado de grande relevância pelos atores locais, diferentes dificuldades emergem em função dos arranjos que se estabelecem em cada município. A pesquisa revelou que o comprometimento dos gestores públicos locais na promoção do diálogo entre os atores envolvidos na execução do programa pode ser considerado o fator decisivo para o sucesso do programa.

Biografia do Autor

Ricardo Serra Borsatto, Universidade Federal de São Carlos

Centro de Ciências da Natureza (CCN/UFSCar), Programa de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Universidade Federal de São Carlos (PPGADR/UFSCar), Professor Adjunto.

Downloads

Publicado

2018-08-01

Como Citar

Lopes Junior, E. C. de A., Macedo, A. de C., Borsatto, R. S., Santos, L. de L., & Souza-Esquerdo, V. F. de. (2018). Desafios do programa nacional de alimentação escolar (PNAE) como instrumento de fortalecimento da agricultura familiar em pequenos municípios. Retratos De Assentamentos, 21(2), 172-189. https://doi.org/10.25059/2527-2594/retratosdeassentamentos/2018.v21i2.324

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)