O Diário de Campo no Acompanhamento e na Apreensão de Vivências nos Assentamentos

Autores

  • Henrique Carmona Duval

DOI:

https://doi.org/10.25059/2527-2594/retratosdeassentamentos/2004.v7i1.4

Resumo

 

Como forma de coletar dados para a pesquisa, os bolsistas do Nupedor fazem constantes visitas aos assentamentos pesquisados. Essas visitas fazem parte do trabalho de campo, trabalho que envolve, entre outras tarefas, produzir um diário de campo. O que é o diário e o que ele me possibilitou compreender é o que tentarei expor nesse texto. É um caderno em branco que nos acompanha e completamos a partir das situações que bservamos, o que nem sempre compreendemos corretamente. Os registros são feitos a partir da sensibilidade de cada pesquisador ao conhecer e conversar com uma família. Assim, cada um terá um tipo de registro, os quais somados enriquecem nossas análises. Não seguimos um roteiro nas visitas. As conversas versam conforme os assentados refletem sobre as suas vivências, e assim entramos no campo de apreensão do que ele quer nos relatar: a lógica de sobrevivência de cada um lá dentro. Se vamos a um assentado específico buscar determinada informação pode ser que tenhamos um roteiro de perguntas a fazer, para nos informar sobre, porém geralmente conhecemos a família, as histórias de vida, suas estratégias de permanecer na terra e ouvimos o que eles têm a nos dizer, de aspectos positivos a negativos da vida deles nos assentamentos.

Referências

DANTAS, A. Uma tentativa de compreensão do homem rural: Diferentes olhares. (Dissertação de Mestrado) Programa de Pós-Graduação em Sociologia da FCL-UNESP, Araraquara, 1997.

MALINOWSKY, B.K. Argonautas do Pacífico Ocidental. In: Os Pensadores,Vol. 21, São Paulo: Editora Abril, 1984.

MORIN, E. O Método II. A vida da vida. Publicações Europa-América, Portugal, 1980.

STETTER, E. A. A Cana nos Assentamentos Rurais: Presença indigesta ou personagem convidada? (Dissertação de Mestrado), Programa de Pós-Graduação em Sociologia da FCL –UNESP, Araraquara, 2000.

WHITAKER, D. C. A. Sociologia Rural. Questões metodológicas emergentes. Presidente Venceslau, São Paulo: Letras à Margem, 2002.

Downloads

Publicado

2008-01-01

Como Citar

Duval, H. C. (2008). O Diário de Campo no Acompanhamento e na Apreensão de Vivências nos Assentamentos. Retratos De Assentamentos, 7(1), 77-89. https://doi.org/10.25059/2527-2594/retratosdeassentamentos/2004.v7i1.4

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>