Do veneno às borboletas do Campo: Estudo de saberes agroecológicos em assentamentos de reforma agrária

Autores

  • Thauana Paiva de Souza Gomes Cientista Social, Pedagoga, Especialista em Educação do Campo e Agroecologia, Mestre em Educação Escolar,Doutoranda em Educação Escolar, professora da UNISEB/Estacio e Pesquisadora NUPEDOR.

DOI:

https://doi.org/10.25059/2527-2594/retratosdeassentamentos/2016.v19i2.249

Palavras-chave:

Saberes, Práticas Sustentáveis, Patrimônio Imaterial, Agroecologia

Resumo

Este trabalho decorre do curso de Especialização Lato Sensu “Educação do Campo e Agroecologia na Agricultura Familiar e Camponesa” da Faculdade de Engenharia Agrícola da Unicamp. O trabalho foi desenvolvido em dois assentamentos da região de Araraquara, Estado de São Paulo, Monte Alegre e Bela Vista do Chibarro. O escopo do trabalho foi estudar o resgate de práticas e saberes patrimoniais tradicionais considerados sustentáveis/agroecológicos, bem como acompanhar o desenvolvimento de práticas agroecológicas pós-processo de capacitação e re-educação de grupos de assentados em Agroecologia, para analisar a importância de processos formativos nas mudanças de hábitos na agricultura. Como metodologia, utilizaram-se entrevistas, questionários e diários de campo. Nos resultados, buscou-se apresentar como as atividades coletivas de educação e reeducação/ reavivamento dos saberes tradicionais são elementos importantes no processo de resgate do conhecimento acumulado historicamente pelas populações agrícolas sobre o meio ambiente. Além de representarem um patrimônio imaterial, auxiliam na valorização e resgate dos saberes tradicionais ligados à agroecologia.

Downloads

Publicado

2016-07-02

Como Citar

Gomes, T. P. de S. (2016). Do veneno às borboletas do Campo: Estudo de saberes agroecológicos em assentamentos de reforma agrária. Retratos De Assentamentos, 19(2), 344-374. https://doi.org/10.25059/2527-2594/retratosdeassentamentos/2016.v19i2.249

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)