Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Diretrizes para Autores

As submissões podem ser feitas em português e espanhol conforme a política editorial descrita a seguir:

A revista possui seções de publicação de artigos recebidos em fluxo contínuo e, a partir de 2015, também organiza dossiês sobre diferentes temáticas do mundo rural. 

A política editorial visa estimular o debate de questões agrárias e rurais no Brasil e no exterior. Divulgar experiências de pesquisa, ensino e extensão sobre a realidade multidimensional dos assentamentos rurais da reforma agrária e de outros tipos de comunidade rurais e tradicionais – tais como as quilombolas, as indígenas e as ribeirinhas – suas construções identitárias e como sujeito político, seus modos de vida e relações com o entorno sócio-econômico, questões ambientais e sistemas agrícolas, as relações de gênero, étnico-raciais e sucessão, educação do campo, migração e trabalho, dentre outras.

A revista abre espaço igualmente para os debates teóricos mais gerais sobre as tendências do desenvolvimento e sua influência sobre o meio rural. Identificar e pôr em debate múltiplas dimensões presentes nas políticas públicas voltadas à questão agrária em geral e, também, àquelas dirigidas aos segmentos que ocupam diferentes espaços na trama que envolve os rumos do meio rural. Temos por objetivo socializar tais experiências junto a estudantes, pesquisadores, instituições públicas e movimentos sociais.

 A revista estimula a publicação de trabalhos de graduação e de pós-graduação em coautoria com os(as) professores(as) orientadores(as). Portanto, a revista aceitará manuscritos de graduandos, mestrandos e doutorandos nos quais constem, obrigatoriamente, a coautoria dos orientadores(as).

 

PROCESSO DE AVALIAÇÃO

Como é sabido, a publicação de um artigo em revistas científicas depende da avaliação de revisores qualificados para comprovação da qualidade do trabalho em questão. Desta forma, a ReBraM esclarece, a seguir, quais são os passos que ocorrem entre o recebimento e a possível publicação de um artigo:

1ª ETAPA: Os artigos são submetidos à uma avaliação preliminar realizada pelos editores. Nesta etapa, verifica-se a relevância e originalidade do tema, a importância do assunto para publicação na revista, bem como à adequação às normas descritas nas diretrizes para os autores. Esta análise é realizada considerando a ordem cronológica de recebimento dos artigos pela revista. Artigos que não se enquadrem nos parâmetros descritos são devolvidos aos autores para ajustes ou, ainda, uma carta é enviada aos autores informando a não aceitação. Os editores, também nesta etapa, designam os pareceristas para avaliação dos artigos com parecer positivo nesta etapa.

Os artigos podem levar até 3 meses, após a submissão, para serem processados nesta etapa.

2ª ETAPA: Os artigos com parecer positivo na primeira etapa são encaminhados para dois pareceristas (avaliadores ad hoc). Solicita-se que a contribuição dos pareceristas seja realizada brevemente, entretanto, esta segunda etapa costuma ser a mais duradoura das etapas, podendo atingir até 12 meses. Este tempo pode ainda se estender quando houver necessidade de um parecerista adicional, em caso de divergência entre os pareceres.

3ª ETAPA: Os procedimentos realizados nesta etapa são variáveis.

Alguns artigos podem ser aprovados, com base na primeira análise realizada pelos pareceristas e, neste caso, um comunicado de aceite é enviado aos autores. Outros artigos, apesar de terem seu mérito constatado pelos pareceristas, podem necessitar de ajustes. Neste caso, uma comunicação é enviada aos autores solicitando tais ajustes e adequações. Após serem devolvidos à revista, os artigos são reencaminhados aos pareceristas. A aprovação é condicionada à realização adequada destes ajustes. Neste ponto, é válido salientar que NÃO HÁ NENHUMA GARANTIA DE APROVAÇÃO DO ARTIGO QUANDO AJUSTES SÃO SOLICITADOS.

Ainda, existe a possibilidade de um comunicado de não aprovação do trabalho ser enviado aos autores, com base no parecer negativo recebido dos pareceristas. Neste caso, o processo editorial se encerra. O artigo pode permanecer nesta etapa por um período de até 6 meses.

Caso os autores atrasem o envio do artigo com ajustes, quando solicitado, estes serão desligados do processamento editorial. Em caso de posterior reenvio, o processamento se reinicia pela primeira etapa.

4ª ETAPA: Os artigos aprovados aguardam diagramação e publicação nas novas edições da revista.

Não há garantia de que os artigos aceitos em um determinado momento serão publicados exatamente na edição posterior. Isto ocorre, pois muitas vezes o número de artigos em espera para publicação é superior ao número de artigos que podem ser publicados em um volume da revista. Além disso, fica à cargo dos editores definir a prioridade de publicação dos artigos, considerando, por exemplo, um tema a ser melhor explorado em uma edição, ou a necessidade de priorizar um determinado artigo devido à urgência científica do momento. Esta etapa pode durar até 12 meses.

Com base no exposto, solicitamos gentilmente que os AUTORES AGUARDEM OS PERÍODOS DESCRITOS ACIMA antes de realizarem contato a respeito de informações sobre o andamento do processamento de seu artigo. Contamos com a compreensão dos autores, tendo em vista o longo processamento dos manuscritos, bem como a elevada demanda da revista.

 Ainda, informamos que a publicação dos artigos submetidos em 2021 provavelmente ocorrerá somente em 2022.

As submissões dos manuscritos deverão atender aos seguintes critérios:

a)      Ter até 35 páginas – preferencialmente-, incluindo figuras, tabelas, quadros, esquemas, etc.

b)      Os textos deverão ser digitados em espaço 1,5 cm, fonte Times New Roman, tamanho 12.

c)      Título do artigo deve estar centralizado, em negrito e somente a primeira letra em caixa-alta. Pular uma linha e inserir o nome completo por extenso dos autores (um em cada linha), alinhado à direita e com nota de rodapé indicando filiação institucional, endereço eletrônico e demais informações que considerar relevantes.

d)      Os Resumos deverão ser redigidos em um português e em inglês, em um único parágrafo (máximo de 15 linhas), acompanhados de até 5 palavras-chave; também redigidas em português e inglês.

e)    Quadros, figuras (incluindo gráficos e esquemas) e tabelas deverão utilizar o mesmo padrão de letra do texto (Times New Roman) e serem numerados sequencialmente (conforme aparecem no texto), em algarismos arábicos. Deverão ser encaminhados no próprio texto, na localização em que se pretende que apareçam na publicação. A respectiva legenda deve ser posicionada acima da figura. No corpo do texto, as figuras, tabelas e quadros devem ser referenciados, orientando o leitor sobre qual o momento oportuno para análise destes recursos. As figuras também devem ser enviadas em arquivos formato jpg e/ou tif, com resolução de 300 dpi.

f)       As referências deverão ser indicadas no texto pelo sistema autor-data, e elaboradas de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT NBR 6023: 2018).

Atenção: Cadastrar todos os autores/coautores através da submissão. Não preencher em Caixa Alta.

 

1) Livro

SOBRENOME, Nome. Título em destaque: subtítulo. Edição. Cidade: Editora, ano. Número de volumes ou páginas. (Série). Edição do livro: - em português usar 2. ed. - em inglês usar 2nd ed.

 

2) Capítulo de livro

Autor do capítulo diferente do responsável pelo livro todo: AUTOR DO CAPÍTULO. Título do capítulo. In: AUTOR DO LIVRO. Título do livro em destaque. Edição. Cidade: Editora, ano. volume, capítulo, página inicial-final da parte.

Único autor para o livro todo AUTOR DO CAPÍTULO. Título do capítulo. In: ______. Título do livro em destaque. Edição. Cidade: Editora, ano. volume, capítulo, página inicial-final da parte.

3) Artigo de periódico

SOBRENOME, Nome. Título do artigo. Título do periódico em destaque, v., n., p. inicial-final, mês abreviado no idioma de origem. ano de publicação.

4) Artigo de jornal

AUTOR do artigo. Título do artigo. Título do jornal em destaque, cidade de publicação, dia, mês abreviado. Ano. Número ou Título do Caderno, Seção ou Suplemento, p. seguido dos números da página inicial e final, separados entre si por hífen.

5) Dissertação, tese e monografia

SOBRENOME, Nome do autor. Título em destaque: subtítulo. Ano de publicação. Número de volumes ou folhas. Categoria (Curso) - Instituição, Cidade da defesa, ano da defesa.

6) Evento científico - considerado no todo

TÍTULO DO EVENTO, número, ano, cidade de realização. Título da publicação em destaque. Cidade de publicação: Editora, data. Páginas ou volumes.

7) Evento científico - considerado em parte (Trabalhos apresentados e publicados)

AUTOR DO TRABALHO. Título do trabalho: subtítulo. In: NOME DO EVENTO, número, ano, cidade de realização. Título da publicação em destaque. Cidade de publicação. Título do documento (Anais, Proceedings, etc. em destaque), local: Editora, ano. Página inicial-final do trabalho.

8) Norma técnica NOME DA ENTIDADE RESPONSÁVEL. Título da norma em destaque: subtítulo. Cidade de publicação, ano. Número de páginas.

9) Documento eletrônico Acrescentar: Disponível em: . Acesso em: dia mês abreviado. Ano.

 Os manuscritos que não estiverem de acordo com as Normas de Publicação serão devolvidos aos autores.

 

 

 

 

Artigos Originais

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.