Apresentação

Autores

  • Vera Lúcia Silveira Botta Ferrante Coordenadora e Docente do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (Mestrado e Doutorado).
  • Dulce Consuelo Andreatta Whitaker Docente do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (Mestrado e Doutorado).
  • Henrique Carmona Duval Professor Adjunto da Universidade Federal de São Carlos campus Lagoa do Sino.

DOI:

https://doi.org/10.25059/2527-2594/retratosdeassentamentos/2021.v24i2.505

Resumo

 cada edição de nosso periódico nos angustiamos entre indignação e esperança. Por um lado, as perversidades do neoliberalismo destruindo conquistas sociais que se haviam transformado em políticas públicas; por outro lado a resistência daqueles que tentam salvar o país e o planeta face à devastação que nos ameaça. Haja resistência!
O conjunto de artigos deste número de Retratos reflete bem o fantasma que nos assombra: a fome reaparece no Brasil. O país havia saído do mapa da fome e, agora, essa trágica consequência das políticas neoliberais (leia-se fascistas) comparece por toda parte de forma preocupante, para dizer o mínimo. A maioria dos artigos refere-se à insuficiência e à insegurança alimentar e seus correlatos.
Para explicar a fome no sistema capitalista não se precisa pensar em falta de trabalho ou produção. Pelo contrário, essa terrível mazela ocorre em meio à maior abundância, especialmente de commodities.
Enquanto nas sociedades tradicionais a fome só ocorria em consequência de condições climáticas adversas ou cataclismas que destruíam ou impediam a produção, no sistema econômico planejado a fome aparece como consequência do agronegócio centrado na produção de commodities para exportação e, igualmente, da financeirização da produção que coloca toneladas de alimentos nos jogos perversos dos mercados futuros....

Referências

Retratos de Assentamentos

Downloads

Publicado

2021-11-08

Como Citar

Botta Ferrante, V. L. S. ., Andreatta Whitaker, D. C. ., & Duval, H. C. . (2021). Apresentação. Retratos De Assentamentos, 24(2), 06-10. https://doi.org/10.25059/2527-2594/retratosdeassentamentos/2021.v24i2.505

Edição

Seção

Apresentação