Educação Infantil Sem Terrinha: um novo modo de olhar a criança junto à educação ambiental

Autores

  • Daiane Leite Barbosa Ramos Universidade de Araraquara – UNIARA
  • Vera Lucia Silveira Botta Ferrante Universidade de Araraquara – UNIARA
  • Maria Lúcia Ribeiro Universidade de Araraquara – UNIARA
  • Thauana Paiva de Souza Gomes Centro Universitário Estácio de Ribeirão Preto.

DOI:

https://doi.org/10.25059/2527-2594/retratosdeassentamentos/2023.v26i1.552

Palavras-chave:

Infância Sem Terra, Práticas Pedagógicas, Recursos da natureza, Educação Ambiental na Infância

Resumo

Este artigo tem como tema a reflexão sobre educação ambiental (EA) e desenvolvimento territorial, a partir de vivências da infância das crianças Sem Terra do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Justifica-se a escolha do tema pela investigação do modo de vida das crianças, com os pais, sujeitas a um processo de luta pela reforma agrária, por melhores condições de existência, por preservação do meio ambiente, alimentação saudável e escola. Tem-se por objetivo identificar como as crianças Sem Terrinha se tornam sujeitos do processo, refletindo sobre EA por elas vivenciada. Os princípios que orientaram a pesquisa tiveram como fundamentação a filosofia da práxis social, considerando a relação dialética entre teoria e prática para o trabalho formativo e educativo com a infância do campo, por meio do processo histórico da luta pela terra do MST.A metodologia de natureza interdisciplinar, com acompanhamento de práticas pedagógicas, utilizou recursos da natureza para construção de portifólios e diálogos nas áreas de Assentamentos da Reforma Agrária na Região do Vale do Paraíba São Paulo. Como resultado, busca-se confirmar a importância de trabalhar a questão ambiental na infância Sem Terra, dado que estão construindo uma educação emancipadora baseada na luta da família e no pertencimento ao seu território, por meio de práticas pedagógicas lúdicas contribuindo para uma relação de preservação e respeito ao meio ambiente.

Biografia do Autor

Daiane Leite Barbosa Ramos, Universidade de Araraquara – UNIARA

Mestre em Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente. Universidade de Araraquara – UNIARA, Araraquara – SP

Vera Lucia Silveira Botta Ferrante, Universidade de Araraquara – UNIARA

Mestre e Doutora em Sociologia pela UNESP, Coordenadora do Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado Stricto Sensu) em Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente. Universidade de Araraquara – UNIARA, Araraquara – SP.

Maria Lúcia Ribeiro, Universidade de Araraquara – UNIARA

Professora titular da Universidade de Araraquara no Programa de  Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Análise de Resíduos de Pesticidas, atuando principalmente nos seguintes temas: resíduos de pesticidas, pesticidas organoclorados, resíduos, pesticidas e metodologia

Thauana Paiva de Souza Gomes, Centro Universitário Estácio de Ribeirão Preto.

Cientista Social, Pedagoga, Mestre e Doutora em Educação Escolar, Pesquisadora NUPEDOR e Docente no Centro Universitário Estácio de Ribeirão Preto.

Downloads

Publicado

2023-02-01

Como Citar

Barbosa Ramos, D. L. ., Botta Ferrante, V. L. S., Ribeiro, M. L. ., & Souza Gomes, T. P. de . (2023). Educação Infantil Sem Terrinha: um novo modo de olhar a criança junto à educação ambiental. Retratos De Assentamentos, 26(1), 57-82. https://doi.org/10.25059/2527-2594/retratosdeassentamentos/2023.v26i1.552

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >> 

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.