Sucessão rural na agricultura familiar no Médio Jequitinhonha, MG

Autores

  • Daniela Luiz Silva Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
  • Rogério Fernandes Macedo Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
  • Ezequiel Redin Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
  • Thiago Vasconcelos Melo Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

DOI:

https://doi.org/10.25059/2527-2594/retratosdeassentamentos/2023.v26i1.520

Palavras-chave:

desenvolvimento rural. juventude rural. extensão rural

Resumo

A manutenção do processo sucessão rural na agricultura familiar é um fato preponderante para sustentar o futuro do seguimento. O fato da juventude rural está cada vez mais abandonando o campo pode implicar em um profundo rompimento do processo geracional da agricultura familiar.  Diante disso, o presente trabalho procura analisar entre os jovens a existência de indícios que no futuro haverá sucessores na agricultura familiar do Médio Jequitinhonha em Minas Gerais. Para alcançar os objetivos foi realizada uma pesquisa de estudo de campo, com aplicação de questionários aos estudantes da Escolas Famílias Agrícolas de Araçuaí e Itinga. A decisão de sair do campo não é uma decisão fácil para os jovens, porque implica largar tudo, a família, a comunidade e todo o conhecimento que foi lhe transmitido. Dessa forma, foi percebido que os jovens, até tem a vontade de permanecer no campo, mas são desmotivados pela sociedade do meio urbano e pelos fatores condicionados pelo espaço que ocupa. Nesse sentido, com base nas intenções dos jovens não foi encontrado fortes indícios que as famílias dos estudantes terão um sucessor. 

Biografia do Autor

Daniela Luiz Silva, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Concluiu o ensino médio na Escola Estadual Frei Rogato, no município de Araçuaí-Mg no Vale do Jequitinhonha. Em 2014 iniciou o curso superior em Ciências Econômicas na Universidade Federal dos Vales Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) - Campus Mucuri. Atualmente é mestranda no Programa de Pós Graduação em Estudos Rurais na UFVJM e colaboradora externa no Grupo de Extensão e Pesquisa em agricultura Familiar (GEPAF/UFVJM).

Rogério Fernandes Macedo, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Possui graduação em Ciências Econômicas (2004), mestrado em Sociologia (2008) e doutorado em Sociologia (2012), todas as etapas foram realizadas na Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho". Atualmente, é professor Adjunto III do Departamento de Ciências Econômicas (DECE/UFVJM) e do Mestrado em Tecnologia, ambiente e sociedade (TAS/UFVJM), da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), campus Mucuri. Também é pesquisador do Instituto Brasileiro de Estudos Contemporâneos (IBEC). Ademais, graduando em Medicina na Faculdade de Medicina do Mucuri (FAMMUC), da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), campus Mucuri.

Ezequiel Redin, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Tecnólogo em Agropecuária: Sistemas de Produção (UERGS) CREA RS 160488; Bacharel em Administração (ULBRA); Licenciatura plena para a Educação Profissional (UFSM); Licenciatura em Filosofia (UFSM); Especialista em Gestão Pública Municipal (UFSM); Especialista em Tecnologias de Informação e Comunicação aplicada à Educação (UFSM); Especialista em Ensino de Sociologia no Ensino Médio (UFSM); Especialista em Ensino de Filosofia no Ensino Médio (UFSM); Mestre e Doutor em Extensão Rural (PPGExR / UFSM); Editor da Revista Extensão Rural; Membro da Academia Centro Serra de Letras; Tesoureiro da Associação Riograndense dos Tecnólogos (ARTECNOL). Foi Professor da Faculdade Metodista de Santa Maria (FAMES) entre 2015 a 2018, Coordenador do Curso de Administração (2016 / 2-2017 / -1; 2018/1), Coordenador do Curso de Ciências Contábeis (2018/1) e Coordenador da Pós-graduação Lato Sensu em Agronegócios da FAMES (2017-2018). É professor da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) - Campus Unaí, MG e Professor e Vice-Coordenador do Programa de Pós-graduação em Estudos Rurais (PPGER) da UFVJM, Diamantina.

Thiago Vasconcelos Melo, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Possui graduação em Zootecnia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2004) e Mestrado em Produção Animal pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2006) e Doutorado em Zootecnia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/ Campus FCAV/Jaboticabal (2010). Do ano de 2008 a 2011 foi Gestor em Desenvolvimento Rural da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural de Mato Grosso do Sul (AGRAER) , fez parte do Núcleo Diretivo do Território da Grande Dourados-MS e da diretoria do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural de Fátima do Sul. Foi professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, Campus de Alegre e Pesquisador de Desenvolvimento Científico Regional FAPES/CNPq do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Espírito Santo na área de Extensão Rural e Agricultura Familiar. Atualmente é docente do Instituto de Ciências Agrárias do Campus Unaí da Universidade Federal dos Vales Jequitinhonha e Mucuri e docente do Programa de Mestrado Acadêmico em Estudos Rurais da UFVJM.

Referências

ABRAMOVAY, Ricardo(coord); SILVESTRE; M.; CORTINA, N.; BALDISSERA, T.; FERRARI, D.; TESTA, V. M. Juventude e agricultura familiar: desafios dos novos padrões sucessórios, 1. Ed., Brasília, Unesco, 1998. 104p.

BOURDIEU, P. The peasant and his body. Ethnography, v. 5, n. 4, Dec, 2004, apud BREITENBACH, R. E TROIAN, A. Permanência e sucessão no meio rural: o caso dos jovens de Santana do Livramento/RS, Ciências Sociais Unisinos, São Leopoldo, Vol. 56, N. 1, p. 26-37, jan/abr 2020.

BRASIL, ATLAS DO DESENVOLVIMENTO HUMANO DO BRASIL. Disponível em: http://www.atlasbrasil.org.br/> Acesso em: janeiro de 2021.

BRASIL, Garantia-Safra: agricultor pode consultar benefício pela internet. Disponível em:/www.gov.br/pt-br/noticias/agricultura-e-pecuaria/2020/05/garantia-safra-agricultor-consultar-beneficio-pela-internet>. Acesso em: fevereiro 2021.

BRASIL, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE): Censo agropecuário de 2017, Disponível em: <https://mapasinterativos.ibge.gov.br/agrocompara/> Acesso em: janeiro de 2020.

BRASIL, Diário Oficial da União, Portaria Nº 523, De 24 de agosto de 2018 - Disciplina a emissão de declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) - Imprensa Nacional, Publicado em: 27/08/2018 | Edição: 165 | Seção: 1 | Página: 4. 2018.

BRASIL, Ministério de Desenvolvimento Agrário. Disponível em: <http://smap14.mda.gov.br/extratodap/PesquisarDAP> Acesso em 21 de outubro de 2020.

BRASIL, Plano Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável - PTDRS. Documento de Qualificação, território da cidadania médio Jequitinhonha, 2010.

BRASIL, Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (SEAD). Disponível em: <http://nead.mda.gov.br/politicas> Acesso em: 21 de outubro de 2020.

BREITENBACH, R. E TROIAN, A. Permanência e sucessão no meio rural: o caso dos jovens de Santana do Livramento/RS, Ciências Sociais Unisinos, São Leopoldo, Vol. 56, N. 1, p. 26-37, jan/abr 2020.

CARNEIRO, M. J. Herança e gênero entre agricultores familiares. Revista Estudos feministas, 2º semestre, ano/vol. 9, N. 001, Universidade do Rio de Janeiro, p. 1-34, 2001.

GASSON, R. ERRINGTON, A. The farm Family business. Wallingford: Cab International, 1993. 290p. apud ABRAMOVAY, R. et al. Juventude e agricultura familiar: desafios dos novos padrões sucessórios, Brasília, Unesco, 1998.

GONÇALVES, M. A. Currículo em ação: ensino médio integrado ao curso profissionalizante na escola família agrícola (EFA) de Jacaré, Itinga- MG. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação Tecnológica) Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas gerais, 2012.

MATTE, A.; MACHADO, J. A. D. Tomada de decisão e a sucessão na agricultura familiar no sul do Brasil. Revista de Estudo Sociais, N. 37, V.18. p. 130-151, 2016.

MENDONÇA, K. F. C. Sucessão, formação e migração: destinos de duas gerações de agricultores familiares do Alto Jequitinhonha, MG. 2008. 119f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2008.

MINAS GERAIS, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO NORTE DE MINAS GERAIS (IFNMG). Disponível em: <https://www.ifnmg.edu.br/cursos-ara1/cursossuperiores>. Acesso em: fevereiro de 2019.

NORONHA, A. B.; RIBEIRO, E. M. As dádivas da terra, In: RIBEIRO, E. M. (coord.) Feiras do Jequitinhonha: mercados, cultura e trabalho de famílias rurais no semiárido de Minas Gerais, 1 ed. Fortaleza: Banco do Nordeste do Brasil; [Lavras]: Universidade Federal de Lavras, 2007. 244 p. (Coleção BNB Projetos Sociais, n. 1).

PESSÔA, M. de O. Instituições e desenvolvimento: uma análise a partir do Médio Vale do Jequitinhonha – MG, 2016. 206f. Tese (Doutorado em sociologia política) - Universidade Estadual do Norte Fluminense, Campos dos Goytacazes, 2016.

RIBEIRO, E. M. (coord.); AYRES, E. C. B.; NORONHA, A. F. B.; GALIZONI, F. M.; MELO, A. P. G.; CARVALHO, A. A.; MOURA, R. C.; MOREIRA, T. M. B.; SILVA, A. B.; SANTOS, A. S.; ALMEIDA, A. F. C. S.; CALDAS, A. L.T.; JESUS, G. A.; OLIVEIRA, K. L.; OLIVEIRA, N. M.; SANTOS, T. R.; NIZA, V. F. C. Projeto de apoio à gestão social do Território do Médio Jequitinhonha, Relatório MDA/SDT/CNPq – Célula do Território do Médio Jequitinhonha-MG, Projeto de apoio à gestão social do Território do Médio Jequitinhonha, processo Nº. 05/2009, set. 2011.

RIBEIRO, E. M. A formação de sucessores no rural Brasileiro, 1998/1999, Saeculum, Jan./Dez. p. 271-286.

RIBEIRO, E. M.; FREITAS, C. S. SEGUNDO, G; ALMEIDA, A. F.; GALIZONI, F. M.; AYRES, E. B. Dimensões, segmentos e produtos de feiras livres do Médio Jequitinhonha, Minas Gerais. 2014.

SILVA, D. L. Sucessão rural: o futuro da agricultura familiar no Médio Jequitinhonha, em Minas Gerais. 2019. 138f.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Teófilo Otoni, 2019.

SILVA, S. P. Políticas públicas e agricultura familiar: uma abordagem territorial do Pronaf no Médio Jequitinhonha, 2008. 171f. Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 2008.

SPANEVELLO, R. M. A dinâmica sucessória na agricultura familiar. 2008. 236f. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Rural) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2008.

TEIXEIRA, R. O. S. Dividir em Comum: Práticas costumeiras de transmissão do patrimônio familiar no Médio Jequitinhonha – MG.2008. 189f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2008.

Downloads

Publicado

2023-09-12

Como Citar

Luiz Silva, D., Fernandes Macedo, R., Redin, E., & Vasconcelos Melo, T. (2023). Sucessão rural na agricultura familiar no Médio Jequitinhonha, MG. Retratos De Assentamentos, 26(1), 36-56. https://doi.org/10.25059/2527-2594/retratosdeassentamentos/2023.v26i1.520

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.