Ruralidades no espaço urbano: o modo de vida rural nas práticas espaciais urbanas em Martinópolis (SP)
DOI:
https://doi.org/10.25059/2527-2594/retratosdeassentamentos/2023.v26i2.571Palavras-chave:
Ruralidades, Agricultura urbana, Rural, Espaço urbano, MartinópolisResumo
Este artigo tem o objetivo de compreender como as práticas socioespaciais tipicamente rurais perpetuam - se no espaço urbano de Martinópolis, localizada no extremo oeste do Estado de São Paulo, dando enfoque, para a produção agrícola e para outras ruralidades encontradas no cotidiano da população citadina, que refletem na produção do espaço na referida cidade. A partir de metodologias como a aplicação de questionários, entrevistas semiestruturadas e observação participante, notou-se que a cidade de Martinópolis carrega fortes resquícios identitários do modo de vida rural na sua conformação socioespacial urbana, seja por meio da produção de alimentos em pequenos espaços dispostos no interior da cidade, seja pela manutenção de costumes e tradições rurais no cotidiano da população urbana. Diante dessa constatação, destaca-se o papel do processo de formação desse município na permanência dessas ruralidades, uma vez que ele se encontra intrinsecamente ligado ao desenvolvimento da agropecuária, onde a concretização dessas atividades se dava nos bairros rurais locais.
Referências
ALBANO, M. P.; SÁ, N. de S.; HONDA, S. C. de Â. L. Complexo Ferroviário de Martinópolis – SP – Um patrimônio no centro da cidade. Colloquium Humanarum, v. 12, n. esp., p. 221-229, 2015.
BAGLI, P. Rural e Urbano: harmonia e conflito na cadência da contradição. In: SPOSITO, M.E.B; WHITACKER, A. M. (Org). Cidade e Campo: relações e contradições entre urbano e rural. São Paulo: Expressão Popular, 2006, v. 1, p. 81-111.
CANDIOTTO, L. Z. P.; CORRÊA, W. K. Ruralidades, urbanidades e a tecnicização do rural no contexto do debate cidade-campo. Campo-território, v.3, n. 5, p. 214-242, fev. 2008.
CARNEIRO, M. J. Ruralidades: novas identidades em construção. Estudos Sociedade e Agricultura, v.11, p. 53-65, out. 1998.
DALTOZO, J.C. Martinópolis: fruto do café e da ferrovia. In: SILVA, J. L. da (org.). Concurso Literário: história do meu bairro, história do meu município. São Paulo: Arte & Ciência, 2006. p. 203-212.
HESPANHOL, R.A.M. Campo e cidade, rural e urbano no Brasil contemporâneo. Mercator, Fortaleza, v.12, n. esp. (2)., p. 103-112, set. 2013.
LINDNER, M. A organização do espaço sob o olhar das ruralidades: São João do Polêsine, RS. Geografia Ensino & Pesquisa, Rio de Janeiro, v. 16, n. 3, p. 19-36, set. /dez. 2012.
LOCATEL, C. D.; AZEVEDO, F. F. de. Gestão do território e a prática da agricultura urbana na cidade de Natal (RN - Brasil). In: COLOQUIO INTERNACIONAL DE GEOCRÍTICA, 11., 2010, Buenos Aires. Anais [...]. Buenos Aires: Universidad de Buenos Aires, 2010.
MAIA, D. S. Hábitos rurais em vidas urbanas. In: DAMIANI, A. L.; CARLOS, A. F. A.; SEABRA, O. C. de L. (org.). O espaço no fim do século: a nova raridade. São Paulo: Contexto, 1999. p. 214-219.
MÉNDEZ, M.; RAMÍREZ, L.; ALZATE, A. La práctica de la agricultura urbana como expresión de emergencia de nuevas ruralidades: reflexiones en torno a la evidencia empírica. Cuadernos de Desarrollo Rural, n. 55, p. 51-70, abr. 2005.
PANIAGUA, A. Urban Ruralities. A Geographical Perspective. Journal of Geographical Research, v.2, p.15-18, 2018.
SÃO PAULO (Estado). Secretaria de Agricultura e Abastecimento. Decreto nº 50.233, de 10 de novembro de 2005. Projeto Estadual HORTALIMENTO. Disponível em: https://www.al.sp.gov.br/repositorio/legislacao/decreto/2005/decreto-50233-10.11.2005.html Acesso em: 06 set. 2021.
SANTOS, J. C. dos. O sistema agroindustrial do leite na região de Presidente Prudente – SP. 2004. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, 2004.
SILVA, P.F.J. da. Cidades pequenas e indústria no estado de São Paulo. In: SPOSITO, ES., org. Medidas antidumping e política doméstica: o caso da citricultura estadunidense [online]. São Paulo: Editora UNESP, 2015, pp. 265-301.
SOUZA, P. C. de. A Resistência dos Bairros Rurais no Município de Martinópolis/SP. 2004. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, 2004.
SPOSITO, M.E.B. Urbanização e produção do espaço. Urbanização contemporânea. 12 de maio de 2020. 23p. Universidade Estadual Paulista. Campus de Presidente Prudente. Programa de Pós-Graduação em Geografia: Presidente Prudente. Notas de Aula. Documento eletrônico.
WOODS, M. Rural. London: Routledge, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html