Mulheres, relações de gênero e divisão sexual do trabalho em Minas Gerais: Negras, assentadas de reforma agrária e da economia solidária em Lavras, Guapé e Prados

Autores

  • Maria de Lourdes Souza Oliveira UFLA
  • Vera Simone Schaefer Kalsing UFLA
  • Rosemeire Aparecida de Oliveira Escola Cooperat
  • Benedito Anselmo Martins Oliveira UFSJ
  • Viviane dos Santos Pereira UFLA

DOI:

https://doi.org/10.25059/2527-2594/retratosdeassentamentos/2015.v18i1.179

Palavras-chave:

Relações de Gênero, Divisão Sexual do Trabalho, Mulheres Assentadas de Reforma Agrária, Mulheres Negras, Mulheres da Economia Solidária.

Resumo

Entre os desafios da sociedade contemporânea, a compreensão sobre o porquê e como as mulheres se organizam em coletivos representou uma senha para a orientação dos trabalhos de pesquisa em interface com extensão, desenvolvidos a partir do projeto “Relações de Gênero: Configurações e Reconfigurações da Divisão Sexual do Trabalho entre Mulheres Negras, Assentadas da Reforma Agrária e da Economia Solidária”.
O principal objetivo deste artigo é apoiar a compreensão das relações de trabalho e gênero a partir de atividades de pesquisa e extensão realizadas junto a três grupos organizados de mulheres: Olhos d´água: Produzindo e Preservando do Assentamento Santo Dias, coordenado pelo MST, no município de Guapé, mulheres negras do Conselho Municipal de Políticas
de Igualdade Racial de Lavras e mulheres da Economia Solidária do município de Prados, todos os três situados no estado de Minas Gerais.
As configurações e reconfigurações da Divisão Sexual do Trabalho foram identificadas nos três grupos, como dimensões que podem ajudar ou limitar o fortalecimento organizativo das mulheres. Procuramos construir informações sobre a realidade em que estão inseridas, de forma dialogada, o que significou ora atividades específicas com cada grupo, ora envolvendo os três grupos, e interagindo na sequência com outros grupos de  mulheres. A metodologia utilizada durante os dois anos de execução do projeto contou com métodos quantitativos e qualitativos de obtenção de informações, com oficinas pedagógicas, dois Encontros  Intermunicipais, visita a um grupo de mulheres chamado Noiva do Cordeiro no município de Belo Vale, na região metropolitana de Belo Horizonte, participação na organização do II Encontro Municipal de Economia Solidária de Prados e do Encontro da Juventude Negra em Lavras: Violência em Foco. Simultaneamente, conduzimos uma pesquisa sobre trabalho, com o objetivo de identificar e compreender as relações entre espaço reprodutivo e produtivo em grupos que mantêm diálogos com movimentos sociais, entre eles, o Movimento Negro, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra - MST e o Movimento de Economia Solidária. Como um dos principais resultados, podemos elencar as especificidades organizativas de cada grupo que lidam com processos de mediação distintos, onde pautar a importância do trabalho das mulheres e todas as dimensões a ele correlacionadas é ainda tarefa feminina. No âmbito privado, as negociações para a divisão de tarefas reprodutivas abrem um leque de  possibilidades familiares demandado pela atuação das mulheres no espaço público, quaisquer que sejam as dimensões econômicas específicas a cada coletivo. Cuidar da casa e dos quintais, dos (as) filhos (as) e dos (as) idosos (as) ainda é uma pauta prioritariamente feminina, salvo raras exceções. Mesmo assim, compreendemos que a participação nos coletivos de mulheres contribui significativamente para distintos processos de empoderamento, seja cognitivo, político ou econômico dessas mulheres.

Referências

BOURDIEU, Pierre. Economia das trocas simbólicas. São Paulo: Perspectiva, 1992.

BRANDÃO, C.R.; STRECK. Pesquisa Participante - o Saber da Partilha.

Editora Ideias e Letras, 2006.

BRONZATTO, Luiz Augusto. A Luta por Autonomia no Assentamento Santo Dias: uma abordagem à luz da nova condição camponesa. Dissertação (Mestrado em Administração). Programa de Pós Graduação em Administração DAE/UFLA, 2013.

BUTTO, Andrea; LOPES, Adriana L.(Orgs). Mulheres na Reforma Agrária: a experiência recente no Brasil. MDA, Brasília, 2008.

BUTTO, Andrea; HORA, Karla Emmanuela R. Mulheres e Reforma Agrária no Brasil. In: Mulheres na Reforma Agrária: A experiência recente no Brasil. MDA, Brasília, 2008.

CARNEIRO, Costa Jussara. Mulheres e Economia Solidária: hora de discutir a relação! In Sociedade e Cultura. Goiânia, jan/jun 2013.

FREIRE, Paulo. Extensão ou Comunicação? Editora Paz e Terra, 1969.

HIRATA, Helena. Divisão sexual do trabalho: o estado das artes. In: Nova Divisão Sexual do Trabalho? Um olhar voltado para a empresa e a Sociedade. São Paulo: Boitempo Editorial, p. 273-289, 2002.

HIRATA, Helena; KERGOAT, Danièle. Novas configurações da divisão

sexual do Trabalho. Cadernos de Pesquisa, v. 37, n. 132, set./dez. 2007.

KERGOAT, Danièle. Divisão Sexual do Trabalho e Relações Sociais de

Sexo. In: HIRATA, Helena et al (Orgs.) Dicionário Crítico do Feminismo. São Paulo: Editora da UNESP, p. 67-71, 2009.

LIMA, Graziele, C, D. O “sujeito da reforma agrária” e a constituição de

mediadores. In: Desenvolvimento Social e mediadores políticos. Porto

Alegre: Editora da UFRGS, Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Rural, p.129-153, 2008.

MAGRINI, Pedro Rosas. Cruzando Fronteiras Invisíveis: desvendando

relações de gênero em um assentamento rural organizado pelo MST no sul de Minas Gerais. Dissertação (Mestrado em Administração). Programa de Pós Graduação em Administração DAE/UFLA, 2010.

MARTINS, Douglas Vinícius Vaz. A vida no e para além do roçado:

reprodução social e pluriatividade no Assentamento Santo Dias em Guapé – Minas Gerais. Dissertação (Mestrado em Administração). Programa de Pós Graduação em Administração DAE/UFLA, 2011.

MEDEIROS, Leonilde Servolo de. Assentamentos Rurais e Gênero: temas de reflexão e pesquisa. In: Mulheres na Reforma Agrária: A experiência recente no Brasil. Brasília: MDA, 2008.

NEVES, D.P (Org.) Desenvolvimento Social e Mediadores Políticos.

Porto Alegre: Editora da URFGS, Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Rural, 2008.

OLIVEIRA,Isla Karla Azevedo Pedro. Relações entre ascensão escolar

e trabalho para mulheres negras em um município no sul de Minas

Gerais. Dissertação (Mestrado em Administração). Programa de Pós Graduação em Administração DAE/UFLA, 2014.

SOIHET, Rachel. História, mulheres, gênero: contribuições para um debate. In: SOIHET, Rachel. Gênero e Ciências Humanas. História, mulheres, gênero: contribuições para um debate. Rio de Janeiro: Universidade Federal Fluminense, 1997.

SCOTT, Joan. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Educação e Realidade. Gênero e Educação, Porto Alegre, v. 20, n. 2, p. 71-99, jul/ dez. 1995.

SUÁREZ, Mireya. As categorias “mulher” e “negro” no pensamento brasileiro. Universidade de Brasília. Grupo de Trabalho Temas e Problemas da População Negra no Brasil. XV Encontro anual da ANPOCS, 15 A 18 de outubro de 1991. In: Anais..., Caxambu, Minas Gerais, 1991.

______. Gênero: uma palavra para desconstruir ideias e um conceito

empírico e analítico. Encontro de Intercâmbio de Experiências do Fundo de Gênero no Brasil. Projeto Fundo para a Equidade de Gênero, 1999. Campinas. Palestra. Campinas: Agência Canadense para o Desenvolvimento Internacional, 1999, 18 ps.

Downloads

Publicado

2015-01-09

Como Citar

Oliveira, M. de L. S., Kalsing, V. S. S., Oliveira, R. A. de, Oliveira, B. A. M., & Pereira, V. dos S. (2015). Mulheres, relações de gênero e divisão sexual do trabalho em Minas Gerais: Negras, assentadas de reforma agrária e da economia solidária em Lavras, Guapé e Prados. Retratos De Assentamentos, 18(1), 17-42. https://doi.org/10.25059/2527-2594/retratosdeassentamentos/2015.v18i1.179

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.