Desafios para os Assentamentos de Reforma Agrária: Uma Proposta de Arranjo Voltado para Mercados Institucionais
DOI:
https://doi.org/10.25059/2527-2594/retratosdeassentamentos/2011.v14i2.103Resumo
O artigo tem como objetivo discutir um arranjo de comercialização que possa em alguma medida contribuir para melhorar o desempenho da comercialização de alimentos a partir da produção em assentamentos de reforma agrária. Assumido que a comercialização e a desarticulação da produção representam uma mistura letal ao sucesso dos assentamentos, o artigo sugere como objetivo de uma produção balizada pelas reais necessidades do mercado a separação de quem produz de quem irá se encarregar de vender a produção. Para isso, a criação de uma empresa comercial convencional especializada nos mercados institucionais de alimentos e mercados varejistas regionais é apresentada como uma das possíveis soluções para reverter o quadro de penúria que domina os assentamentos em todo o país.
Referências
ARROYO, João Cláudio Tupinambá. Economia Popular e Solidária: a
alavanca para o desenvolvimento sustentável e solidário. Coleção Brasil
Urgente, 1ºedição, São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2006.
CARNEIRO, Gilmar. O crédito como instrumento para a solidariedade. In:MELLO, C. et al. (Org.). Geração de Trabalho e Renda. São Paulo:
Fundação Banco do Brasil/Publisher, 2009.
GADOTTI, Moacir. Educação Comunitária e Economia Popular. In:
GADOTTI, M.; GUTIERREZ, F.(Orgs.). Educação Comunitária e
Economia Popular. São Paulo: Cortez 2001.
GOMES JÚNIOR, Newton N. A difícil arte de comercializar. In: MELLO, C.
et al. (Orgs.) Geração de Trabalho e Renda. São Paulo: Fundação Banco
do Brasil/Publisher, 2009.
GUTIERREZ, Francisco. Educação Comunitária e Desenvolvimento Político In: GADOTTI, M.; GUTIERREZ, F. (Orgs.) Educação Comunitária e Economia Popular. São Paulo: Cortez 2001.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Produzir para viver: os caminhos da
produção não capitalista. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005.
STREIT, Jorge. O gargalo da baixa oferta de crédito para os
empreendimentos econômicos solidários. In: MELLO, C. et al. (Org.)
Geração de Trabalho e Renda. São Paulo: Fundação Banco do Brasil/
Publisher, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html