Limites e Possibilidades para a Dinamização das Atividades Econômicas em Assentamentos da Reforma Agrária no Estado de São Paulo

Autores

  • Helena Carvalho de Lorenzo UNIARA
  • Sérgio Azevedo Fonseca FCL/UNESP
  • Fábio Grigoletto UNIARA
  • Ricardo Bonotto Barboza FCL/UNESP

DOI:

https://doi.org/10.25059/2527-2594/retratosdeassentamentos/2012.v15i2.121

Resumo

Este artigo relata resultados de uma pesquisa que buscou avaliar os padrões institucionais de relacionamento entre agentes públicos locais e comunidades de assentamentos da reforma agrária no Estado de São Paulo, sobretudo no que diz respeito aos tipos de apoios oferecidos pelos primeiros às atividades econômicas dos assentamentos. A pesquisa fez parte do projeto "Serviços de Auxílio em Desenvolvimento, no âmbito da aplicação de políticas públicas de desenvolvimento com justiça social", apoiado pelo Instituto de Colonização e Reforma Agrária (INCRA/SP), cujas atividades foram realizadas ao longo do ano de 2011. Em termos metodológicos, a pesquisa foi subdividida em duas etapas. Na primeira, buscou identificar as principais atividades econômicas, vocações e potencialidades das áreas de influência dos assentamentos e comunidades quilombolas, em suas respectivas regiões e microrregiões. Para tanto, foi realizado um levantamento com base em dados secundários. Na segunda, foi realizada uma pesquisa empírica, qualitativa e de caráter exploratório, delineada no formato de estudo de casos múltiplos. Tendo como únicas fontes de dados os agentes públicos locais responsáveis pelo relacionamento institucional com os assentamentos da reforma agrária (e comunidades quilombolas, no caso de um dos municípios investigados), buscouse avaliar a intensidade, os tipos e a qualidade dos (eventuais ou efetivos) apoios oferecidos pelos municípios às atividades econômicas internas aos assentamentos. Os resultados apontaram um conjunto bastante heterogêneo e, não raras vezes, díspar, de circunstâncias particulares. Com base nos resultados foram indicadas proposições de medidas passíveis de virem a se constituir em um referencial genérico de apoio à formulação e à implementação de ações e políticas públicas dinamizadoras das atividades econômicas dos assentamentos.

Referências

ABRAMOVAY, R. Estudo da dimensão territorial do PPA 2008/2011.

CGEE, UNICAMP. 2007. Notas técnicas.

BRASIL. Presidência da República. Lei nº. 4.504, de 30 de novembro de

Dispõe sobre o Estatuto da Terra, e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L4504.htm>. Acesso em: 29 mar. 2012.

CASTILHO, M.L.V. As ocupações e desapropriações para a reforma

agraria. Revista do Direito Agrário, ano 20, n. 19, Brasília, INCRA, 2007.

DE JANVRY, A; SADOULET, E. Land reforms in Latin America: ten

lessons toward a contemporary agenda. 2002. Disponível em:

www.wordbank.org>. Acesso em: 29 mar. 2012.

DELGADO, N.G; LEITE, S.P. Políticas de Desenvolvimento Territorial no

Meio Rural Brasileiro: Novas Institucionalidades e Protagonismo dos Atores. Dados, Rio de Janeiro, v.54, n.2, 2011, p.431-473.

DELGADO, G.C. A questão agrária no Brasil, 1950-2003. In: JACCOUD,

L. (Org.) Questão social e políticas sociais no Brasil contemporâneo.

Brasília: IPEA, 2005. p51-90.

FISCHER, T. Poderes locais, desenvolvimento e gestão - introdução a uma agenda. In: FISCHER, T. (Org.) Gestão do desenvolvimento e poderes locais: marcos teóricos e avaliação. Salvador: Casa da Qualidade, 2002.

INSTITUTO DE COLONIZAÇÃO E REFORMA AGRÁRIA – INCRA/

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ARARAQUARA – UNIARA.

Condicionantes para o fortalecimento das atividades econômicas dos

Assentamentos da Reforma Agrária e das Comunidades Quilombolas

nos Núcleos Operacionais do INCRA no Estado de São Paulo.

Araraquara/SP: INCRA/UNIARA, 2012. Relatório Final.

LEITE, S. et al. Impactos dos assentamentos – Um estudo sobre o meio

rural brasileiro. Brasília: Nead/Unesp, 2004.

MARTINS, J.S. Reforma agrária – o impossível diálogo sobre a História

possível. Tempo Social. USP, São Paulo, v.11(2). P.97-128, out. 1999

(editado em fev. 2000).

MIRALHA, W. Questão agrária brasileira: origem, necessidade e

perspectivas de reforma hoje. Nera, Presidente Prudente, n.8, p.151-172, 2006. Disponível em: <http://www2.fct.unesp.br/nera/revistas/08/

Miralha.PDF>. Acesso: em 30 mar. 2012.

NEVES, D.P. Assentamento Rural: Reforma Agrária em migalhas. Niterói:

Eduff, 1997.

ORTEGA, A.C.; MENDONÇA, N.C. Estratégias de desenvolvimento

territorial rural no Brasil: continuidades e rupturas. In: ORTEGA, A.C.;

ALMEIDA FILHO, N. (Orgs.) Desenvolvimento Territorial, Segurança Alimentar e Economia Solidária. Campinas/SP: Alínea, 2007.

ORTEGA, A.C.; SOBEL, T.F. Desenvolvimento territorial: uma avaliação das políticas governamentais no submédio do Vale do São Francisco. In:

ORTEGA, A.C. (Org.) Território, políticas públicas e estratégias de

desenvolvimento. Campinas/SP: Alínea, 2007.

PEREIRA, J.M.M.; SAUER, S. A disputa político-ideológica entre a Reforma Agrária Redistributiva e o modelo de Reforma Agrária de Mercado do Banco Mundial, Estado & Sociedade, v. 20 (3), 2005, set/dez, p. 611-646.

PEREIRA, J.M.M. O modelo de reforma agrária de mercado do Banco

Mundial em questão: o debate internacional e o caso brasileiro: Teoria, luta política e balanço de resultados. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade). CPDA/UFRRJ, Rio de Janeiro, 2004.

VEIGA, J.E. Fundamentos do agro-reformismo.Lua Nova, n.23, p.39-65,

SPAROVEK, G. A qualidade dos assentamentos da reforma agrária

brasileira. Brasília: USP/MDA/FAO, 2003.

Downloads

Publicado

2012-07-14

Como Citar

Lorenzo, H. C. de, Fonseca, S. A., Grigoletto, F., & Barboza, R. B. (2012). Limites e Possibilidades para a Dinamização das Atividades Econômicas em Assentamentos da Reforma Agrária no Estado de São Paulo. Retratos De Assentamentos, 15(2), 63-86. https://doi.org/10.25059/2527-2594/retratosdeassentamentos/2012.v15i2.121

Edição

Seção

Artigos Originais