Configurações Rurais: Estudo Comparativo de Modelos Alternativos
DOI:
https://doi.org/10.25059/2527-2594/retratosdeassentamentos/2014.v17i2.168Palavras-chave:
Novas Ruralidades, Modelo Hegemônico, Alternativas, Singularidades.Resumo
Estudos comparativos vêm sendo realizados no Brasil, em Assentamentos de Reforma Agrária da região de Araraquara S.P, no Vale Histórico do Rio Paraíba do Sul e na Região de São Carlos/SP com apoio do CNPq, coordenados por Dulce C. A. Whitaker. As pesquisas em andamento revelaram experiências de sustentabilidade, permanência e resistência do rural tradicional e emergência do Novo Rural, como alternativas ao modelo hegemônico: modelos que podem ser analisados face ao desenvolvimento regional, inseridos nas tendências globais indicando retorno e a permanência no campo, não só de trabalhadores rurais e camponeses, como de pessoas da cidade que optam por trabalhar no campo, ou alternam a vida rural com a urbana. Apresentaremos dois modelos de ruralidade "descobertos" por nós na região de São Carlos S.P.: uma ecovila com moradores em alternâncias rural-urbana e um sítio em um distrito rural, que apresenta um rural tradicional com histórico de resistência de uma família quilombola pressionada fortemente pelo agronegócio. Trazemos informações de diferentes modos de vidas em assentamentos rurais e no novo rural que possam repercutir em sustentabilidade econômica e ambiental.
Referências
CANDIDO, A. Os Parceiros do Rio Bonito. São Paulo: Ouro Sobre Azul,2012.
CARDOSO, F. H. & IANNI, O. (orgs.). Homem e Sociedade: LeiturasBásicas de Sociologia Geral. São Paulo: Companhia Editora Nacional.1982.
GRAZIANO DA SILVA, J. O Novo Rural Brasileiro. Campinas, IE/UNICAMP. 1999 (2m edição).
GRAZIANO DA SILVA, J. e DEL GROSSI, M.E. O Novo RuralBrasileiro. Disponível em: Acesso em: 12 de abril de 2014, 15:30:25.
MOURA, M. M. Camponeses. São Paulo: Editora Ática, 1986.
QUEIROZ, M. I. P. Bairros Rurais Paulista. São Paulo: Livraria DuasCidades, 1973.
WHITAKER, D. C. A.; VELÔSO, T. M. G. Oralidade e subjetividade: osmeandros infinitos da memória. Campina Grande: EDUEP (Editora daUniversidade Estadual da Paraíba), 2005.
WHITAKER, D. C. A. Memória social, meio ambiente eenvelhecimento no Brasil rural: três olhares (estudo comparativo).Produtividade em Pesquisa, CNPq, 2009.
WHITAKER, V. A.; Configurações Sociais, O Meio Ambiente e asPossibilidades do Ser Humano no Campo. Projeto de Pesquisa.UNIARA. 2014
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html