Configurações Rurais: Estudo Comparativo de Modelos Alternativos

Autores

  • Marinaldo Fernando de Souza UNESP
  • Valéria Andreatta Whitaker UNIARA
  • Dulce Consuelo Andreatta Whitaker UNESP

DOI:

https://doi.org/10.25059/2527-2594/retratosdeassentamentos/2014.v17i2.168

Palavras-chave:

Novas Ruralidades, Modelo Hegemônico, Alternativas, Singularidades.

Resumo

Estudos comparativos vêm sendo realizados no Brasil, em Assentamentos de Reforma Agrária da região de Araraquara S.P, no Vale Histórico do Rio Paraíba do Sul e na Região de São Carlos/SP com apoio do CNPq, coordenados por Dulce C. A. Whitaker. As pesquisas em andamento revelaram experiências de sustentabilidade, permanência e resistência do rural tradicional e emergência do Novo Rural, como alternativas ao modelo hegemônico: modelos que podem ser analisados face ao desenvolvimento regional, inseridos nas tendências globais indicando retorno e a permanência no campo, não só de trabalhadores rurais e camponeses, como de pessoas da cidade que optam por trabalhar no campo, ou alternam a vida rural com a urbana. Apresentaremos dois modelos de ruralidade "descobertos" por nós na região de São Carlos S.P.: uma ecovila com moradores em alternâncias rural-urbana e um sítio em um distrito rural, que apresenta um rural tradicional com histórico de resistência de uma família quilombola pressionada fortemente pelo agronegócio. Trazemos informações de diferentes modos de vidas em assentamentos rurais e no novo rural que possam repercutir em sustentabilidade econômica e ambiental.

Referências

CANDIDO, A. Os Parceiros do Rio Bonito. São Paulo: Ouro Sobre Azul,2012.

CARDOSO, F. H. & IANNI, O. (orgs.). Homem e Sociedade: LeiturasBásicas de Sociologia Geral. São Paulo: Companhia Editora Nacional.1982.

GRAZIANO DA SILVA, J. O Novo Rural Brasileiro. Campinas, IE/UNICAMP. 1999 (2m edição).

GRAZIANO DA SILVA, J. e DEL GROSSI, M.E. O Novo RuralBrasileiro. Disponível em: Acesso em: 12 de abril de 2014, 15:30:25.

MOURA, M. M. Camponeses. São Paulo: Editora Ática, 1986.

QUEIROZ, M. I. P. Bairros Rurais Paulista. São Paulo: Livraria DuasCidades, 1973.

WHITAKER, D. C. A.; VELÔSO, T. M. G. Oralidade e subjetividade: osmeandros infinitos da memória. Campina Grande: EDUEP (Editora daUniversidade Estadual da Paraíba), 2005.

WHITAKER, D. C. A. Memória social, meio ambiente eenvelhecimento no Brasil rural: três olhares (estudo comparativo).Produtividade em Pesquisa, CNPq, 2009.

WHITAKER, V. A.; Configurações Sociais, O Meio Ambiente e asPossibilidades do Ser Humano no Campo. Projeto de Pesquisa.UNIARA. 2014

Downloads

Publicado

2014-07-10

Como Citar

Souza, M. F. de, Whitaker, V. A., & Whitaker, D. C. A. (2014). Configurações Rurais: Estudo Comparativo de Modelos Alternativos. Retratos De Assentamentos, 17(2), 117-126. https://doi.org/10.25059/2527-2594/retratosdeassentamentos/2014.v17i2.168

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 3 

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.