Infância, educação e meio ambiente: representações de crianças da RESEX do lago do Cuniã/RO

Autores

  • Diógenes Valdanha Neto Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Dulce Consuelo Andreatta Whitaker Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" e Universidade de Araraquara.
  • Elis Cristina Fiamengue Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Valéria Oliveira de Vasconcelos Centro Universitário Salesiano de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.25059/2527-2594/retratosdeassentamentos/2018.v21i2.317

Palavras-chave:

Educação do Campo, Meio Ambiente, Amazônia, Infância, Povos Tradicionais

Resumo

Nas Ciências Sociais já há algum tempo que as crianças foram alçadas à categoria de sujeitos da pesquisa. Nesse contexto, este artigo comunica resultados de uma investigação socioambiental realizada com crianças residentes na Reserva Extrativista (RESEX) do Lago do Cuniã/RO. O objetivo principal foi o de compreender melhor as representações de crianças da comunidade sobre a escola e o meio ambiente local, visando a permitir a emersão de elementos do imaginário infantil. Foram coletados, ao todo, 15 desenhos de estudantes das séries iniciais do Ensino Fundamental da escola da comunidade sobre: 1) a escola local e 2) o meio ambiente da comunidade. Os mais expressivos foram selecionados para as análises, a saber: 05 da escola e 04 do meio ambiente. Os dados revelam como principais resultados a forte marca da seriação escolar no imaginário infantil, e o afeto para com o meio ambiente; além de uma vastidão de conhecimentos sobre a biodiversidade local que é retratada explicitamente. Esses elementos são discutidos à luz da sociologia rural e da perspectiva da educação do campo, na defesa da possiblidade de realização de uma conservação ambiental atrelada à reforma agrária e à valorização dos modos de vida tradicionais.

Biografia do Autor

Diógenes Valdanha Neto, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Biólogo. Mestre em Educação Escolar. Doutorando em Educação. Professor do Departamento de Educação em Ciências, Matemática e Tecnologias da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). 

Dulce Consuelo Andreatta Whitaker, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" e Universidade de Araraquara.

Socióloga. Mestre e Doutora em Sociologia. Professora colaboradora (aposentada) da Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara (FCLAR/UNESP). Professora do Programa de Pós-Graducação em Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente da Universidade de Araraquara.

Elis Cristina Fiamengue, Universidade Estadual de Santa Cruz

Socióloga. Mestre e Doutora em Sociologia. Professora da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).

Valéria Oliveira de Vasconcelos, Centro Universitário Salesiano de São Paulo

Educadora Popular. Mestre em Educação Especial e Doutora em Educação. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL – Americana).

Downloads

Publicado

2018-08-01

Como Citar

Valdanha Neto, D., Whitaker, D. C. A., Fiamengue, E. C., & Vasconcelos, V. O. de. (2018). Infância, educação e meio ambiente: representações de crianças da RESEX do lago do Cuniã/RO. Retratos De Assentamentos, 21(2), 223-238. https://doi.org/10.25059/2527-2594/retratosdeassentamentos/2018.v21i2.317

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>