Lazer, Trabalho e Sucessão - A Juventude em Assentamentos de Reforma Agraria no Município de Presidente Venceslau/SP

Autores

  • Patrícia de Lima Silva FCT/Unesp
  • Luís Antonio Barone FCT/Unesp

DOI:

https://doi.org/10.25059/2527-2594/retratosdeassentamentos/2006.v9i1.35

Resumo

O presente artigo é resultado de reflexões originadas de uma pesquisa sobre as práticas e projetos pedagógicos que ocorrem num assentamento do município de Presidente Venceslau/SP (região conhecida como Pontal do Paranapanema). O prosseguimento desta pesquisa levou a se buscar um foco mais específico sobre a participação social do segmento jovem na estruturação desses territórios reformados. O município de Presidente Venceslau compõe a 10ª Região Administrativa do Estado de SP, tornada referência da luta pela terra e da política de assentamentos a partir da década de 1990, sendo a região do Estado de São Paulo com maior número de assentamentos rurais. Isto se explica pela existência, nesta região, de mais de um milhão de hectares de terras devolutas griladas (LEITE, 1998; FERNANDES, 1996) e pela presença de movimentos sociais fortemente ativos, como o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-terra (MST) e o Movimento dos Agricultores Sem-terra (MAST). Nesse sentido, os assentamentos rurais, experiências novas nos espaços rurais brasileiros, têm uma importância ímpar no contexto geográfico da região.

Referências

CARNEIRO, Maria José. O Ideal Rurbano: Campo e Cidade no Imaginário de Jovens Rurais. In.: TEIXIERA DA SILVA, F. C.; SANTOS, COSTA, L. F. C. Mundo Rural e Política: ensaios interdisciplinares. Rio de Janeiro: Campos, 1998.

FERNANDES, B. M. MST: Formação e Territorialização. São Paulo: Hucitec, 1996.

FERRANTE, V. L. S. B.; WHITAKER, D. C. A.; BARONE, L. A. Poder Local e Assentamentos Rurais: expressões de conflito, de acomodação e de resistência (Projeto de Auxílio Integrado – CNPq. Araraquara/Presidente Prudente: UNIARA/FCL-UNESP/FCT-UNESP, 2004.

LAMARCHE, H. (org.) Agricultura Familiar (Vols. I e II). Campinas, EdUnicamp, 1995-1997.

LEITE, J. F. A Ocupação do Pontal do Paranapanema. São Paulo: Hucitec, 1998.

MACHADO, V. Estudante em Assentamentos de Terras: um estudo de aspirações por educação. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-Graduação em Sociologia, UNESP/FCL/Araraquara, 1999.

MOREIRA, Ruy. O paradigma e a ordem (genealogia e metamorfoses do espaço capitalista). In.: Ciência Geográfica. V. (13). Bauru, 1999.

CASTRO, E. G. O paradoxo „ficar‟ e „sair‟: caminhos para o debate sobre juventude rural. In: FERRANTE, V. L. S. B. e ALY Jr., O. Impasses e Dilemas da Política de Assentamentos (balanço de 20 anos). Araraquara/São Paulo, Uniara/Incra, 2005.

Downloads

Publicado

2006-01-14

Como Citar

Silva, P. de L., & Barone, L. A. (2006). Lazer, Trabalho e Sucessão - A Juventude em Assentamentos de Reforma Agraria no Município de Presidente Venceslau/SP. Retratos De Assentamentos, 9(1), 127-142. https://doi.org/10.25059/2527-2594/retratosdeassentamentos/2006.v9i1.35

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 3