Educação na Reforma agrária e sustentabilidade: marcos do passado e horizontes do presente

Autores

  • Jamile Nascimento Santos UESC
  • Elis Cristina Fiamengue UESC
  • Diógenes Valdanha Neto UFTM

DOI:

https://doi.org/10.25059/2527-2594/retratosdeassentamentos/2023.v26i1.534

Palavras-chave:

Educação do Campo. PRONERA. Escola. Movimentos sociais. Sustentabilidade.

Resumo

Este ensaio discute sobre o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA) recorrendo ao processo de formação desta política como uma conquista da Educação do Campo. O objetivo é relatar historicamente de que forma o PRONERA e a Educação do Campo vêm contribuindo para formação de educandos e educadores do campo com práticas de sustentabilidade ambiental. Fazemos, a princípio, um recorte desse processo de construção da educação no meio rural focando na luta e resistência da classe trabalhadora por uma educação que contemplasse as suas especificidades.  Posteriormente, apresentamos um breve relato do PRONERA e de que forma contribui para a formação dos sujeitos campesinos. O PRONERA visa implementar ações educativas para a população dos acampamentos e assentamentos da Reforma Agrária e é definido como política pública de educação, suas ações estão voltadas para a formação dos sujeitos Campo e nessas ações estão presentes a preocupação com a conservação e recuperação ambiental. Assim, finalizamos buscando apresentar como a educação do Campo a partir do PRONERA pode atuar frente as lutas pela sustentabilidade ambiental. Diante disso, chegamos à argumentação de que o PRONERA é uma política pública com potencial multidimensional para ações visando à sustentabilidade e tem lugar estratégico para a nação ter condições de cumprir os diversos compromissos que tem assumido na agenda ambiental global.

 

Biografia do Autor

Elis Cristina Fiamengue, UESC

Doutora em Sociologia (UNESP) e professor adjunto da Universidade Estadual de Santa Cruz. Ilhéus – Bahia (Brasil)

Diógenes Valdanha Neto, UFTM

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP/FE). Professor Adjunto Laboratório de Meio Ambiente, Ciência e Educação Instituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

Downloads

Publicado

2023-09-12

Como Citar

Nascimento Santos, J., Cristina Fiamengue, E., & Valdanha Neto, D. (2023). Educação na Reforma agrária e sustentabilidade: marcos do passado e horizontes do presente. Retratos De Assentamentos, 26(1), 83-100. https://doi.org/10.25059/2527-2594/retratosdeassentamentos/2023.v26i1.534

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)