A Construção da Gestão Democrática em uma Escola do Campo
DOI:
https://doi.org/10.25059/2527-2594/retratosdeassentamentos/2006.v9i1.32Abstract
Esta pesquisa foi desenvolvida numa escola localizada em um assentamento rural pertencente à cidade de Araraquara/SP. Ela procurou trabalhar um dos eixos de um projeto maior intitulado: “Assentamentos Rurais e Poder Local: expressões de conflito, de acomodação e de resistência”, financiado pelo CNPq e pela FUNADESP. Dentro do objetivo de compreender as relações entre os assentamentos e o poder local, destaco neste artigo a construção da gestão democrática em uma escola localizada num dos assentamentos da cidade. Para coletar os dados foram utilizados como metodologia, os princípios da pesquisa qualitativa de cunho etnográfico, na qual foram realizadas algumas observações na escola, em algumas reuniões, conversas informais com membros da comunidade e da escola, entrevistas semi-diretivas com a diretora, a coordenadora pedagógica e algumas mães de alunos. As observações e as conversas informais foram registradas em diários de campo. Nas entrevistas foi assinado um termo de consentimento, no qual se estabelece o anonimato dos entrevistados. Para entrarmos na apresentação desta realidade e analisarmos como se desencadeou a construção da gestão democrática e sua repercussão na comunidade e nas relações com o poder local, temos antes que fazer uma contextualização teórica dos princípios que norteiam essa gestão, para que ela, de fato, seja construída e não imposta “de cima para baixo”.
References
BARROSO, João. O estudo da autonomia da escola: da autonomia decretada à autonomia construída. In. _____ (Org.). O estudo da escola. Porto: Porto Editora, 1996, p. 167-189.
BASTOS, Valéria A. Educação do Campo e Formação Continuada de Professores(as): as contribuições do projeto político-pedagógico. 2005. 185p. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto/USP, 2005.
BRANCALEONE, Ana Paula. Do rural ao urbano: o processo de adaptação de alunos moradores de um assentamento rural à escola urbana. 2002. 219p. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto/USP, 2002.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20/12/1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
BRASIL. Lei nº 8.069, de 14/07/1990. Estabelece o Estatuto da Criança e do Adolescente. Disponível no site: .
FREITAS, Alexandre L.M. Escola do campo: a proposta de Araraquara. Revista Tempo e Espaço. Taquaritinga – SP, 2004. ISSN 1677-5430.
GADOTTI, Moacir. Projeto Político-Pedagógico da escola cidadã. In: MEC/SEED. Salto para o futuro: construindo a escola cidadã, projeto político-pedagógico. Brasília – DF: MEC/SEED, 1998, p. 15-22.
______ e ROMÃO, José E. Escola cidadã: a hora da verdade. In: MEC/SEED. Salto para o futuro: construindo a escola cidadã, projeto político-pedagógico. Brasília – DF: MEC/SEED, 1998, p. 23-30.
LEVINSKI, Eliara Z. A participação no processo de construção do projeto político-pedagógico. Revista Roteiro. Joaçaba – SC, vol. XXII, nº 43, p. 121-134, jan/jun. 2000.
MARQUES, Márcio O. O educador/pedagogo na relação educativa direta. Contexto & Educação. Ijuí – RS, vol. 5 n° 17, p. 17-20, jan/mar. 1990.
NOGUEIRA, Mazda J. Diretor/Dirigente: a construção de um projeto pedagógico na escola pública. Série Idéias (FDE). nº 15, São Paulo, 1992, p. 57-67.
OLIVEIRA, Tatiana de; BASTOS, Valéria A. A proposta de Educação do Campo das escolas rurais de Araraquara: destaque na construção da qualidade de vida. In: FERRANTE, V.L.S.B. (Org.) Retratos de Assentamentos. Araraquara – SP: Nupedor/Unesp-Uniara, nº 9, p.147-166, 2004.
PARO, Vitor H. O princípio da gestão escolar democrática no contexto da LDB. In: OLIVEIRA, Romualdo O. e ADRIÃO, Thereza (Org.) Gestão, financiamento e direito à educação: análise da LDB e da Constituição Federal. São Paulo: Xamã, 2001a, p. 79-88.
SANTIAGO, Anna R. e ZASSO, Silvana M. B. O projeto político-pedagógico: a experiência de uma escola de periferia urbana na construção de sua identidade. In: VEIGA, Ilma P.A. (org.) Projeto político-pedagógico: uma construção possível. 14ª ed. Campinas – SP: Papirus, 2002, p. 179-192.
SILVA, Maria A. Do projeto político do Bando Mundial ao projeto político-pedagógico da escola pública. Caderno CEDES. [on line] vol. 23, nº 61, p.183-301, dez/2003. Disponível no site . Citado dia 21 set. 2003.
RAMOS, Marise N.; MOREIRA; Telma M.; SANTOS, Clarice A. dos. (Coord.). Referências para uma política de educação do campo: caderno de subsídios. Brasília: Secretaria de Educação Média e Tecnológica, Grupo Permanente de Trabalho de Educação do Campo, 2004.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html