Mulheres e Jovens : Para além dos Valores de Mercado, o Sentido da Vida.

Autores

  • Aline Vieira Poletine UNIARA
  • Vera Lúcia Silveira Botta Ferrante Uniara

DOI:

https://doi.org/10.25059/2527-2594/retratosdeassentamentos/2006.v9i1.41

Resumo

Olhando os temas de minha monografia de conclusão do curso de Ciências Sociais “Assentamentos de Reforma Agrária na região de Araraquara: vida, educação e relações de gênero” entregue à Faculdade de Ciências e Letras da Unesp de Araraquara e também os frutos da minha experiência como pesquisadora do NUPEDOR-Núcleo de Pesquisa e Documentação Rural (Unesp-UNIARA), que acompanha o desenvolvimento dos PA´S de Araraquara desde as primeiras articulações para sua criação há mais de vinte anos, vejo na complexidade e na história do cenário alguns caminhos possíveis para incluir as comunidades assentadas nas realidades que giram em torno dos mercados agroindustriais regionais. As propostas e políticas públicas que reforçam o sentido da cidadania e da participação na vida social da cidade mostraram-se caminhos que, sob diferentes perspectivas, abrem o leque de possíveis projetos futuros.

Referências

ARROYO, Miguel G. e FERNADES, Bernardo M. A Educação Básica e o Movimento Social do Campo. Brasília – DF: Articulação Nacional Por uma Educação Básica do Campo, 1999. N° 2.

BARONE, L.A. Códigos tradicionais e estratégias familiares nos assentamentos. Retratos de Assentamentos- auto-retratos- Ano II, nº3. Araraquara: NUPEDOR/Programa de Pós-Graduação em Sociologia, FCL/UNESP/Araraquara, 1995.

BASTOS, Valéria A. e OLIVEIRA, Tatiana de. A proposta de Educação do Campo das escolas rurais de Araraquara: destaque na construção da qualidade de vida. In: FERRANTE, V.L.S.B. (org.) Retratos de Assentamentos. Araraquara – SP: Nupedor/Unesp-Uniara, nº 9, 2004. No prelo.

BENJAMIN, C.; CALDART, R.S. Projeto Popular e Escolas do Campo, 2ªed., Brasília, DF, Articulação Nacional Por Uma Educação Básica no Campo, 2000. Coleção Por Uma Educação Básica no Campo, nº3.

BERGAMASCO, S.M.P.P., AUBRÉE, M., FERRANTE, V.L.S.B.(orgs) Dinâmicas familiar, produtiva e cultural nos assentamentos rurais de São Paulo, Campinas, SP: FEAGRI/UNICAMP; Araraquara, SP: UNIARA; São Paulo, SP: INCRA, 2003.

BOURDIEU, P. O Poder Simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1989.

FERRANTE, V.L.S.B. Homens e mulheres nos assentamentos: violência, recusa e resistência na construção de um novo modo de vida. XXXVII Congresso Brasileiro de Economia e Sociologia Rural/SOBER. Foz do Iguaçu, 1999.

FREIRE, P. Pedagogia dos Sonhos Possíveis. FREIRE, A.M.A.(org), São Paulo, SP, Editora UNESP, 2001.

FURTADO, C. Formação econômica do Brasil, 30ªed., São Paulo, SP, Companhia Editora Nacional, 2001.

HALBWACHS, M. A memória coletiva. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 1990.

KOLLING, Edgar J.; CERIOLI, Paulo R.; CALDART, Roseli S. (Org.) Por uma educação do campo: traços de uma identidade em construção. In: Educação do campo: identidade e políticas públicas. Brasília – DF: Articulação Nacional Por uma Educação do Campo, 2002. (Coleção Por uma Educação do Campo nº 4).

SILVA, L.H. da; MORAES, T.C. de; BOF, Alvana M. A educação no meio rural do Brasil – Revisão da literatura. Grupo de Diálogo do Programa de Estudos sobre a Educação Rural/do Campo no Brasil. INEP/SEIF – MEC, 2003.

UNIARA, FEAGRI/UNICAMP, INCRA, 2003.

WHITAKER, D.C.A. Sociologia Rural: questões metodológicas emergentes, Presidente Venceslau, SP, Editora Letras à Margem, 2002.

Downloads

Publicado

2006-01-14

Como Citar

Poletine, A. V., & Ferrante, V. L. S. B. (2006). Mulheres e Jovens : Para além dos Valores de Mercado, o Sentido da Vida. Retratos De Assentamentos, 9(1), 177-189. https://doi.org/10.25059/2527-2594/retratosdeassentamentos/2006.v9i1.41

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 3 4 5 6 > >>