Transição agroecológica a partir da formação técnica no assentamento Gleba XV de Novembro em Rosana – SP

Autores/as

  • Flávio Aparecido Pontes Professor Assistente na área de Gestão do IFSP - Campus de Boituva - Doutorando em Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente na Universidade de Araraquara - UNIARA.
  • Vera Lúcia Silveira Botta Ferrante Socióloga, Pesquisadora 1A do CNPq, Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente - UNIARA.
  • Luis Antonio Barone Sociólogo, Professor do Departamento de Geografia da UNESP, Campus de Presidente Prudente. Professor do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente - UNIARA.

DOI:

https://doi.org/10.25059/2527-2594/retratosdeassentamentos/2017.v20i1.265

Palabras clave:

Agroecologia, Formação Técnica, Educação do Campo, Transição Agroecológica.

Resumen

A agroecologia considerada enfoque científico, teórico, prático e metodológico, com base em diversas áreas do conhecimento, se propõe a estudar processos de desenvolvimento sob uma perspectiva ecológica e sociocultural, a partir de um enfoque sistêmico, adotando o agroecossistema como unidade de análise, para apoiar a transição dos modelos convencionais de agricultura para estilos de agricultura sustentável. Neste contexto nosso objetivo foi compreender como foi a trajetória pós-formação e a contribuição dos mesmos seja enquanto técnicos nos assentamentos ou nos lotes familiares dos egressos do curso técnico em Agroecologia da Sala descentralizada no Assentamento Gleba XV de Novembro. Trata-se de uma pesquisa aplicada, de natureza qualitativa e exploratória. Os procedimentos técnicos utilizados foram pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e levantamentos. Concluímos assim, que no processo de transformação, do conhecimento e da mudança social, a formação da primeira turma do curso técnico em agroecologia já avançou, transformando por meio de ações e pensamentos, as formas de produção das suas famílias.

Publicado

2017-01-01

Cómo citar

Pontes, F. A., Ferrante, V. L. S. B., & Barone, L. A. (2017). Transição agroecológica a partir da formação técnica no assentamento Gleba XV de Novembro em Rosana – SP. Retratos De Assentamentos, 20(1), 246-274. https://doi.org/10.25059/2527-2594/retratosdeassentamentos/2017.v20i1.265

Número

Sección

Artigos Originais

Artículos más leídos del mismo autor/a

<< < 2 3 4 5 6 7 8 > >> 

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.