A Relevância do Diário de Campo na Busca da Compreensão da Relação entre Assentados de Reforma Agrária, a Terra e o Meio Ambiente
DOI:
https://doi.org/10.25059/2527-2594/retratosdeassentamentos/2004.v7i1.3Resumen
Com a minha participação no Projeto Auxílio-Integrado, intitulado “Inserção dos Assentamentos de Reforma Agrária às economias regionais / indicadores de qualidade de vida e integração ao meio ambiente: Araraquara-SP”, a partir de 2000, obtive a oportunidade de desenvolver um trabalho abrangente de pesquisa, que viria futuramente alterar minhas visões e meus conceitos sobre os assentamentos. Adentrar a esfera “micro” dos assentamentos e desses novos atores sociais (Whitaker e Fiamengue, 1995), onde as relações evidenciavam-se amplamente, exige de todo pesquisador uma postura que vise enfrentar em si próprio e em geral o desconhecimento e os preconceitos em relação ao rural.
Citas
BOFF, Leonardo. Saber Cuidar: ética do ser humano – compaixão pela terra. Petrópolis, RJ: Vozes, 1999.
PESSI-PATERNAK, Guita. Do Caos à Inteligência Artificial: quando os cientistas se interrogam. Tradução de Luiz Paulo Rouanet. São Paulo: Editora UNESP, 1993.
WHITAKER, Dulce C. A. e FIAMENGUE, Elis. Memória da terra: as rupturas e as novas possibilidades. In: Retratos de Assentamento: Auto-Retratos de Assentamentos, nº 2, NUPEDOR, UNESP, Araraquara, 1995.
WHITAKER, Dulce C. A. Sociologia Rural: Questões Metodológicas Emergentes. Presidente Venceslau, São Paulo: Letras A Margem, 2002.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html