Desastres & agricultura familiar - análise no assentamento Pastorinhas em Brumadinho/MG

Autores/as

  • Rodrigo Oliveira Damasceno Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Frederico Dornellas Martins Quintão Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Armindo dos Santos de Sousa Teodósio Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.25059/2527-2594/retratosdeassentamentos/2024.v27i2.568

Palabras clave:

Crime corporativo, desastres, mineração, assentamento rural, agricultura familiar.

Resumen

O artigo em questão analisa os impactos do rompimento da barragem em Brumadinho, Minas Gerais, não só na destruição física, mas também na estrutura socioeconômica da cidade e da sua zona rural. O foco está na vida e trabalho dos agricultores do assentamento Pastorinhas, buscando entender como a produção e qualidade dos produtos foram afetadas e quais as expectativas dos assentados para o próprio futuro. Cinco agricultores foram entrevistados para descrever as dificuldades enfrentadas no pós-rompimento e as estratégias de subsistência adotadas. Conclui-se que os impactos vão além da destruição causada pela onda de lama de rejeitos e das vidas humanas perdidas, gerando problemas para a sociedade, economia e meio ambiente.

Biografía del autor/a

Rodrigo Oliveira Damasceno, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Bacharel em Administração pela PUC Minas

Frederico Dornellas Martins Quintão, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Doutorando em Administração pelo PPGA da PUC Minas

Mestre em Administração pela PUC Minas

Bacharel em Psicologia pela PUC Minas

Armindo dos Santos de Sousa Teodósio, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Doutorando, mestre em Administração e bacharel em psicologia pela PUC Minas, bolsista de produtividade da CAPES. 

Citas

ACSELRAD, H. Justiça ambiental e construção social do risco. Desenvolvimento e Meio ambiente, v. 5, 2002.

COELHO, T. P. Minério-dependência em Brumadinho e Mariana. Lutas Sociais, v. 22, n. 41, p. 252-267, 2018.

COELHO, T. MILANEZ, B. GIFFONI, R. A Empresa, o Estado e as Comunidades. In: ZONTA, M. e TROCATE, C. (Ed.). Antes fosse mais leve a carga: reflexões sobre o desastre da Samarco/Vale/BHP Billiton. Marabá: Editorial iGuana, 2016.

COSTA, M. A. B.; ALMEIDA, L. F. G.; GUERRA, M. F. L.; GARCIA, J. P. G.; SANTOS, R. M.. Uma inves tigação sobre a minero-dependência em Brumadinho-MG: As metáforas do processo de formação e da dinâmica econômica local. Texto para Discussão, 2020.

GIRARDI, Eduardo Paulon; FERNANDES, Bernardo Mançano. A luta pela terra e a política de assentamentos rurais no Brasil: a Reforma Agrária conservadora. Agrária (São Paulo. Online), n. 8, p. 73-98, 2008.

QUINTÃO, F.D.M.; TEODÓSIO, A. S. S.; DIAS, A. L. F. BRUMADINHO SÃO MUITAS: EXISTÊNCIAS E RE- SISTÊNCIAS EM UM CONTEXTO MARCADO PELA MINERO-DEPENDÊNCIA. Anais do Sétimo Congresso Brasileiro de Estudos Organizacionais. Anais... Porto Alegre/RS: UFRGS, 2021

ZHOURI, Andréa; LASCHEFSKI, Klemens. Conflitos ambientais. Publicação do Grupo de Estudos em Temáticas Ambientais da Universidade Federal de Minas Ge- rais–GESTA/UFMG, 2010.

Publicado

2024-08-01

Cómo citar

Oliveira Damasceno, R., Dornellas Martins Quintão, F., & dos Santos de Sousa Teodósio, A. (2024). Desastres & agricultura familiar - análise no assentamento Pastorinhas em Brumadinho/MG. Retratos De Assentamentos, 27(2), 77-92. https://doi.org/10.25059/2527-2594/retratosdeassentamentos/2024.v27i2.568

Número

Sección

Artigos Originais