Desastres & agricultura familiar - análise no assentamento Pastorinhas em Brumadinho/MG
DOI:
https://doi.org/10.25059/2527-2594/retratosdeassentamentos/2024.v27i2.568Palabras clave:
Crime corporativo, desastres, mineração, assentamento rural, agricultura familiar.Resumen
O artigo em questão analisa os impactos do rompimento da barragem em Brumadinho, Minas Gerais, não só na destruição física, mas também na estrutura socioeconômica da cidade e da sua zona rural. O foco está na vida e trabalho dos agricultores do assentamento Pastorinhas, buscando entender como a produção e qualidade dos produtos foram afetadas e quais as expectativas dos assentados para o próprio futuro. Cinco agricultores foram entrevistados para descrever as dificuldades enfrentadas no pós-rompimento e as estratégias de subsistência adotadas. Conclui-se que os impactos vão além da destruição causada pela onda de lama de rejeitos e das vidas humanas perdidas, gerando problemas para a sociedade, economia e meio ambiente.
Citas
ACSELRAD, H. Justiça ambiental e construção social do risco. Desenvolvimento e Meio ambiente, v. 5, 2002.
COELHO, T. P. Minério-dependência em Brumadinho e Mariana. Lutas Sociais, v. 22, n. 41, p. 252-267, 2018.
COELHO, T. MILANEZ, B. GIFFONI, R. A Empresa, o Estado e as Comunidades. In: ZONTA, M. e TROCATE, C. (Ed.). Antes fosse mais leve a carga: reflexões sobre o desastre da Samarco/Vale/BHP Billiton. Marabá: Editorial iGuana, 2016.
COSTA, M. A. B.; ALMEIDA, L. F. G.; GUERRA, M. F. L.; GARCIA, J. P. G.; SANTOS, R. M.. Uma inves tigação sobre a minero-dependência em Brumadinho-MG: As metáforas do processo de formação e da dinâmica econômica local. Texto para Discussão, 2020.
GIRARDI, Eduardo Paulon; FERNANDES, Bernardo Mançano. A luta pela terra e a política de assentamentos rurais no Brasil: a Reforma Agrária conservadora. Agrária (São Paulo. Online), n. 8, p. 73-98, 2008.
QUINTÃO, F.D.M.; TEODÓSIO, A. S. S.; DIAS, A. L. F. BRUMADINHO SÃO MUITAS: EXISTÊNCIAS E RE- SISTÊNCIAS EM UM CONTEXTO MARCADO PELA MINERO-DEPENDÊNCIA. Anais do Sétimo Congresso Brasileiro de Estudos Organizacionais. Anais... Porto Alegre/RS: UFRGS, 2021
ZHOURI, Andréa; LASCHEFSKI, Klemens. Conflitos ambientais. Publicação do Grupo de Estudos em Temáticas Ambientais da Universidade Federal de Minas Ge- rais–GESTA/UFMG, 2010.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html