A Trajetória da Cana no Assentamento Monte Alegre
DOI:
https://doi.org/10.25059/2527-2594/retratosdeassentamentos/2004.v7i1.8Resumen
Este artigo é parte reflexiva de minha dissertação de mestrado (Stetter,2000) entregue ao Programa de Pós-graduação em Sociologia, FCL/UNESP/Araraquara, sob a orientação da Profa. Dra. Vera Lúcia Silveira Botta Ferrante, e fruto de minha experiência como membro do grupo de pesquisa (NUPEDOR/FCL/UNESP) que acompanha o movimento de reforma agrária desde a implantação de dois núcleos de assentamentos rurais na região de Araraquara: a fazenda Monte Alegre (1985) composta por 6 núcleos e 382 famílias, localizada entre os municípios de Motuca, Araraquara e o distrito de Bueno de Andrade e cuja administração está sob a responsabilidade da Prefeitura Municipal de Motuca e 1 núcleo sob a responsabilidade da Prefeitura de Araraquara. E o Assentamento da Fazenda Bela Vista do Chibarro (1989) com 176 famílias, 45 km próximo de Araraquara administrado pela Prefeitura de Araraquara.
Citas
BAÚ, C.H.R. Pequenos Produtores fornecedores de cana-de-açúcar na região de Araraquara (SP): uma estratégia de produção e sobrevivência no assentamento Bela Vista do Chibarro. (Dissertação de Mestrado) Programa de Pós-graduação em Sociologia, FCL/UNESP/Araraquara, abril de 2001.
FERRANTE, V.L.S.B. Assentamentos Rurais e Agricultura Regional: contrapontos e ambigüidades. XIV Congresso Mundial de Sociologia, Montreal, Canadá, 1988.
FERRANTE, V.L.S.B e BARONE, L.A. Assentamentos Rurais e Poder Local: os rumos da descentralização da Reforma Agrária. In: FERRANTE, V.L.S.B.; BERGAMASCO,S.M.P.P.; AUBRÉE,M. (Orgs). Dinâmicas Familiar, produtiva e cultural nos assentamentos rurais de São Paulo. Campinas:FEAGRI/UNICAMP; Araraquara: UNIARA, São Paulo:INCRA, 2003.
JORNAL TRIBUNA IMPRESSA, Economia Rural é Aposta de Motuca. Araraquara, Caderno: Região, 24 jan. 2001.
________Famílias Assentadas Iniciam Plantio de Cana. Araraquara, Caderno: Região, 06 mar. 2004.
STETTER, E.A. A Cana nos Assentamentos Rurais: presença indigesta ou personagem convidada? (um estudo nos assentamentos da Fazenda Monte Alegre e Bela Vista do Chibarro). (Dissertação de Mestrado) Programa de Pós-graduação em Sociologia, FCL/UNESP/Araraquara, maio de 2000.
SANTOS, J.V.T. As Novas Terras como Forma de Dominação. In: Revista Lua Nova, Revista de Cultura e Política, CEDEC, São Paulo, No.23, Março/1991.
NEVES, D.P. Assentamento Rural: reforma agrária em migalhas. Niterói – RJ: EDUFF, 1997.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html