Projetos agroecológicos no Pontal do Paranapanema: a visão de agricultores assentados e o papel das políticas públicas

Autores

  • Otávio Gadiani Ferrarini Ministério do Meio Ambiente http://orcid.org/0000-0002-8888-4538
  • Paulo Eduardo Moruzzi Marques Universidade de São Paulo, Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, Departamento de Economia Administração e Sociologia. Atualmente, é professor associado de Sociologia na Universidade de São Paulo (com ênfase em Sociologia Rural).

DOI:

https://doi.org/10.25059/2527-2594/retratosdeassentamentos/2019.v22i1.318

Palavras-chave:

Agroecologia, Assentamentos Rurais, Sistemas Agroflorestais, Multifuncionalidade da Agricultura

Resumo

A implantação de arranjos produtivos agroecológicos em assentamentos rurais tem sido uma aposta de diferentes atores visando à construção de um modelo agrícola que consiga gerar renda ao agricultor, manter o equilíbrio ambiental e garantir a coesão social. O presente artigo apresenta as motivações, reflexões e críticas de agricultores engajados em projetos agroecológicos desenvolvidos em assentamentos rurais no Pontal do Paranapanema - SP. A metodologia utilizada na pesquisa baseou-se, sobretudo, na realização de entrevistas semiestruturadas com 11 agricultores assentados beneficiários de projetos agroecológicos. Entretanto, de maneira complementar, também foram entrevistados outros atores relevantes à pesquisa como os técnicos e coordenadores dos projetos, pesquisadores e lideranças do MST. Os resultados sugerem que os projetos conseguiram modificar a dinâmica de produção das famílias beneficiárias para sistemas produtivos mais ecológicos. Em termos de política pública, a pesquisa evidenciou que estas desempenham um papel contraditório no que diz respeito ao estímulo a sistemas agroecológicos. 

 

Biografia do Autor

Otávio Gadiani Ferrarini, Ministério do Meio Ambiente

Engenheiro Florestal formado na Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" da Universidade de São Paulo - ESALQ/USP (2010), possui mestrado pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades de Ecologia Aplicada - ESALQ/USP e CENA (2014). Desde 2014 trabalha como Analista Ambiental do Ministério do Meio Ambiente do Brasil.

Downloads

Publicado

2019-08-01

Como Citar

Ferrarini, O. G., & Marques, P. E. M. (2019). Projetos agroecológicos no Pontal do Paranapanema: a visão de agricultores assentados e o papel das políticas públicas. Retratos De Assentamentos, 22(1), 92-115. https://doi.org/10.25059/2527-2594/retratosdeassentamentos/2019.v22i1.318

Edição

Seção

Artigos Originais