O Começo do Caminho: Breve Relato dos Trabalhos Realizados pelo Grupo de Trabalho Rural da Comissão da verdade Rubens Paiva – Assembleia legislativa do Estado de São Paulo
DOI:
https://doi.org/10.25059/2527-2594/retratosdeassentamentos/2014.v17i2.167Palavras-chave:
Comissão da Verdade Rubens Paiva, Lutas Sociais no Campo, Ditadura militar.Resumo
O presente artigo faz uma retrospectiva do trabalho realizado pelo Grupo de Violência no Campo da Comissão da Verdade Deputado Rubens Paiva da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Apresenta-se a metodologia desenvolvida, um mapa espacializando os principais casos de violação de direitos que no prazo de doze meses foi possível de ser apurado. Ainda, são retratadas algumas das audiências organizadas pelo Grupo do Campo da Comissão Rubens Paiva, bem alguns dos resultados destas audiências. Ao final são feitas algumas considerações sobre o trabalho realizado e apresentam-se as recomendações encaminhadas pelo Grupo.
Referências
ALY JUNIOR, Osvaldo. A resistência calada: Natividade da Serra e a resistência de seu povo à inundação do município. Relatório do Grupo de Trabalho do Campo da Comissão da Verdade Rubens Paiva, Assembleia Legislativa de São Paulo, 2012.
BASTOS, Elide Rugai; CHAIA, Vera; FERRANTE, Vera Lúcia Silveira Botta. As lutas sociais no campo no estado de São Paulo – 1964 a 1981.Relatório de pesquisa de 1982 a 1983, 3 vol. CEDIC/PUC-São Paulo, 1983.
COLETTI, Claudinei. A estrutura sindical no campo: a propósito da organização dos assalariados rurais na região de Ribeirão Preto.Campinas: Editora da Unicamp, 1998.
D'INCAO, Maria Conceição. O "Bóia-Fria": Acumulação e miséria. 8ª edição, Petrópolis: Vozes, 1975.
GRUPO DE TRABALHO SOBRE A REPRESSÃO NO CAMPO.Relatório final no período 1946-1988. SP: ALESP: Comissão da Verdade Rubens Paiva, 2014.
LOPEZ, Juarez Rubens Brandão. Do latifúndio à empresa: unidade e diversidade do capitalismo no campo. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 1976.
PIRES, Áurea Moretti. Entrevistada por Clifford Andrew Welch. Ribeirão Preto, 11 jun. 1997.
WELCH, Clifford Andrew. A semente foi plantada: as raízes paulistas do movimento camponês, 1924-1964. Tradução: Melissa Fortes e Andrei Cunha. São Paulo: Expressão Popular, 2010, p. 287-289.
WELCH, Clifford Andrew. Contextualização geohistorica das violaçõesno campo no período 1946-1988, SP: ALESP: Comissão da VerdadeRubens Paiva, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html