Assentamentos rurais na metade sul do Rio Grande do Sul e a sua compatibilidade com o bioma pampa: estudo no assentamento São Joaquim

Autores

  • Nájila Souza da Rocha Doutoranda em Sensoriamento Remoto na Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
  • Francis Casagranda Zanella Mestrando em Extensão Rural na Universidade Federal de Santa Maria.
  • Jefferson Marçal da Rocha Doutor em Meio Ambiente e Desenvolvimento. Professor na Universidade Federal do Pampa
  • Rafael Cabral Cruz Doutor em Ecologia. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental da Universidade Federal de Santa Maria.

DOI:

https://doi.org/10.25059/2527-2594/retratosdeassentamentos/2017.v20i1.260

Palavras-chave:

Sustentabilidade, Desenvolvimento rural, Bioma Pampa, Agricultura familiar, Reforma agrária.

Resumo

Neste trabalho analisam-se as práticas agrícolas desenvolvidas pelos agricultores assentados no Assentamento São Joaquim, localizado no município de Santana do Livramento, na chamada Metade Sul do Rio Grande do Sul (RS). Considera-se que a Metade Sul se caracteriza como uma região com altos índices de concentração fundiária e econômica desde sua formação. Esta região é coberta pelo bioma Pampa, cuja biodiversidade tem sido ameaçada por polêmicos projetos de desenvolvimento. Nesse contexto, analisam-se as repercussões do modelo de ocupação proposto pela política de assentamentos rurais na região desde a década de 1980 a partir das estratégias de uso e ocupação do solo colocadas em prática no São Joaquim. A coleta e análise de dados se deu através de uma triangulação dos seguintes métodos: geoprocessamento com imagens de satélite, observações in loco no assentamento e entrevistas com os assentados. A partir da análise dos dados, constatou-se que são ainda poucas as práticas sustentáveis utilizadas pelos agricultores assentados. Porém, a percepção de que as atuais práticas precisam mudar, para garantir a manutenção do bioma e da própria reprodução como agricultores familiares, pode ser um importante subsídio na implantação de políticas que incentivem um desenvolvimento rural sustentável.

Biografia do Autor

Jefferson Marçal da Rocha, Doutor em Meio Ambiente e Desenvolvimento. Professor na Universidade Federal do Pampa

Docente do Mestrado profissional em Educação (PPGEdu) da Unipampa, professor colaborador do PPGA da Universidade de Caxias do Sul. Avaliador institucional do INEP e pareceristas ah doc de Bolsas BIC, Bolsas Capes, projetos Cnpq e Capes e revistas acadêmicas.

Downloads

Publicado

2017-01-01

Como Citar

da Rocha, N. S., Zanella, F. C., da Rocha, J. M., & Cruz, R. C. (2017). Assentamentos rurais na metade sul do Rio Grande do Sul e a sua compatibilidade com o bioma pampa: estudo no assentamento São Joaquim. Retratos De Assentamentos, 20(1), 164-185. https://doi.org/10.25059/2527-2594/retratosdeassentamentos/2017.v20i1.260

Edição

Seção

Artigos Originais