Assentamentos rurais na metade sul do Rio Grande do Sul e a sua compatibilidade com o bioma pampa: estudo no assentamento São Joaquim

Autores/as

  • Nájila Souza da Rocha Doutoranda em Sensoriamento Remoto na Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
  • Francis Casagranda Zanella Mestrando em Extensão Rural na Universidade Federal de Santa Maria.
  • Jefferson Marçal da Rocha Doutor em Meio Ambiente e Desenvolvimento. Professor na Universidade Federal do Pampa
  • Rafael Cabral Cruz Doutor em Ecologia. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental da Universidade Federal de Santa Maria.

DOI:

https://doi.org/10.25059/2527-2594/retratosdeassentamentos/2017.v20i1.260

Palabras clave:

Sustentabilidade, Desenvolvimento rural, Bioma Pampa, Agricultura familiar, Reforma agrária.

Resumen

Neste trabalho analisam-se as práticas agrícolas desenvolvidas pelos agricultores assentados no Assentamento São Joaquim, localizado no município de Santana do Livramento, na chamada Metade Sul do Rio Grande do Sul (RS). Considera-se que a Metade Sul se caracteriza como uma região com altos índices de concentração fundiária e econômica desde sua formação. Esta região é coberta pelo bioma Pampa, cuja biodiversidade tem sido ameaçada por polêmicos projetos de desenvolvimento. Nesse contexto, analisam-se as repercussões do modelo de ocupação proposto pela política de assentamentos rurais na região desde a década de 1980 a partir das estratégias de uso e ocupação do solo colocadas em prática no São Joaquim. A coleta e análise de dados se deu através de uma triangulação dos seguintes métodos: geoprocessamento com imagens de satélite, observações in loco no assentamento e entrevistas com os assentados. A partir da análise dos dados, constatou-se que são ainda poucas as práticas sustentáveis utilizadas pelos agricultores assentados. Porém, a percepção de que as atuais práticas precisam mudar, para garantir a manutenção do bioma e da própria reprodução como agricultores familiares, pode ser um importante subsídio na implantação de políticas que incentivem um desenvolvimento rural sustentável.

Biografía del autor/a

Jefferson Marçal da Rocha, Doutor em Meio Ambiente e Desenvolvimento. Professor na Universidade Federal do Pampa

Docente do Mestrado profissional em Educação (PPGEdu) da Unipampa, professor colaborador do PPGA da Universidade de Caxias do Sul. Avaliador institucional do INEP e pareceristas ah doc de Bolsas BIC, Bolsas Capes, projetos Cnpq e Capes e revistas acadêmicas.

Publicado

2017-01-01

Cómo citar

da Rocha, N. S., Zanella, F. C., da Rocha, J. M., & Cruz, R. C. (2017). Assentamentos rurais na metade sul do Rio Grande do Sul e a sua compatibilidade com o bioma pampa: estudo no assentamento São Joaquim. Retratos De Assentamentos, 20(1), 164-185. https://doi.org/10.25059/2527-2594/retratosdeassentamentos/2017.v20i1.260

Número

Sección

Artigos Originais

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.