Reforma Agrária e “Desenvolvimento como Liberdade”: Uma Nova Visão sobre os Assentamentos Rurais do Estado de São Paulo

Autores

  • Vera Lúcia Silveira Botta Ferrante Uniara
  • Luís Antonio Barone FCT/Unesp
  • Alcir Antonio Kuranaga Uniara

DOI:

https://doi.org/10.25059/2527-2594/retratosdeassentamentos/2006.v9i1.28

Resumo

Após vinte anos completos do lançamento do I Plano Nacional de Reforma Agrária (I PNRA), iniciativa que pode ser considerada marco em termos de políticas públicas voltadas para essa questão, a problemática do desenvolvimento dessa gama de assentamentos rurais implantados desde então é particularmente candente. Para alguns, os mais críticos da política de cessão de terras para os assentamentos, tais experiências não redundam em nada em termos de desenvolvimento econômico, não se furtando, inclusive, a reafirmarem a alcunha de “favela rural” para os Projetos de Assentamentos. Essa desqualificação, visivelmente ideológica, ressalta de maneira exagerada um único aspecto – o estritamente econômico-financeiro – ocultando outras dimensões que o complexo conceito de desenvolvimento carrega inevitavelmente. Tais avaliações, não isentas, ignoram, inclusive, um resultado positivo que se pode aferir em diferentes microrregiões do país, nas quais os assentamentos são, efetivamente, dinamizadores econômicos. Optamos, neste trabalho, por não restringir essa avaliação apenas à dimensão econômica. Aliás, ao afirmarmos que desenvolvimento não é só crescimento e modernização econômica, estamos procurando estabelecer uma perspectiva que assuma a complexidade, tanto do conceito, quanto da realidade dos assentamentos rurais.

Referências

BARONE, L. A. Conflito e Cooperação: o jogo das racionalidades sociais e o campo político num assentamento de reforma agrária. Tese de Doutorado, FCL/UNESP, 2002.

BOFF, L. Saber cuidar: ética do ser humano – compaixão pela terra. Petrópolis, Vozes, 1999.

BOURDIEU, P. O Poder Simbólico. Rio de Janeiro, Bertrand Brasil, 1989.

D’INCAO, M. C. e ROY, G. Nós, cidadãos. R.J., Paz e Terra, 1995.

FERRANTE, V. L. S. B. e BARONE, L. A. Homens e mulheres nos assentamentos: violência, recusa e resistência na construção de um novo modo de vida. Perspectivas – Revista de Ciências Sociais, vol. 20/21, São Paulo, EdUNESP, 1997/1998.

FERRANTE, V. L. S. B. e SILVA, M. A. M. A política de assentamentos rurais do Estado de São Paulo: o jogo de forças sociais no campo. Perspectivas – Revista de Ciências Sociais, vol. 11, São Paulo, EdUNESP, 1988.

FERRANTE, V. L. S. B. e SANTOS, M. P. A cana nos assentamentos rurais: o vai e vem no mesmo cenário. Retratos de Assentamentos, n º 9, UNIARA Araraquara, 2004.

ROSIM, L. H. Nas terras da usina, o fazer-se de um assentamento Dissertação de Mestrado, Araraquara, FCL/UNESP, 1997.

PINASSI, M.O. e QUEDA, O. Consórcio canavieiro: proposta inovadora ou reedição de práticas tradicionais. Revista Reforma Agrária, n º 2, vol. 23. Campinas, Abra, maio/agosto 1993.

SEN, A. Desenvolvimento como liberdade. São Paulo, Cia das Letras, 2000.

SIMMEL, G. Sociologia, 1 – Estudios sobre las formas de socialización. Madrid, Alianza Editorial, 1986.

STETTER , E. A. A cultura da cana em assentamentos rurais: presença indigesta ou personagem convidada? Dissertação de Mestrado, Araraquara, UNESP,2000.

Downloads

Publicado

2006-01-14

Como Citar

Ferrante, V. L. S. B., Barone, L. A., & Kuranaga, A. A. (2006). Reforma Agrária e “Desenvolvimento como Liberdade”: Uma Nova Visão sobre os Assentamentos Rurais do Estado de São Paulo. Retratos De Assentamentos, 9(1), 19-43. https://doi.org/10.25059/2527-2594/retratosdeassentamentos/2006.v9i1.28

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 > >>