A percepção do consumidor verde sobre os produtos hortifrúti orgânicos: estudo de caso na empresa Sítio Panorama de Penápolis - SP

Autores

  • Clayrmen Candido Peron Universidade de Araraquara (UNIARA)
  • Brenda Senatore Anelli Fundação Educacional de Penápolis - FUNEP
  • Camila Afonso da Silva Fundação Educacional de Penápolis - FUNEP
  • Mariana de Araújo Ambrósio Fundação Educacional de Penápolis - FUNEP
  • Janaina Florinda Ferri Cintrão Universidade de Araraquara (UNIARA)

DOI:

https://doi.org/10.25059/2527-2594/retratosdeassentamentos/2022.v25i1.380

Palavras-chave:

Marketing Verde. Produto Orgânico. Meio Ambiente.

Resumo

O Marketing Verde é uma estratégia para fazer a ligação entre empresas e meio ambiente, seja por meio dos seus produtos, serviços, meios de produção e até mesmo atividades de conscientização da sociedade quanto à preservação ambiental. Este artigo, além de discutir os conhecimentos abordados na teoria, tem como objetivo identificar a percepção do consumidor verde sobre os atributos e benefícios dos produtos hortifrúti orgânicos da empresa Sítio Panorama de Penápolis-SP; e para tanto, foi formulada a seguinte pergunta-problema: Qual a percepção do consumidor verde sobre os produtos hortifrúti orgânicos da empresa Sítio Panorama de Penápolis-SP?T Tem ainda como objetivos específicos identificar o perfil dos consumidores de produtos hortifrúti orgânicos; apontar o que mais o consumidor valoriza em um produto orgânico; identificar as dificuldades em se comprar produtos hortifrúti orgânicos e apontar as estratégias de marketing verde que influenciam no processo de decisão de compra do consumidor de produtos hortifrúti orgânicos. As pesquisas utilizadas neste estudo são bibliográfica, quantitativa, qualitativa e o método estudo de caso para a obtenção de conhecimento científico referente ao tema escolhido e objetivo do trabalho proposto. Como resultado, identificou-se que os consumidores de produtos orgânicos são formados por pessoas são mulheres com maior nível de escolaridade, têm mais de 40 anos de idade, possuem renda familiar entre dois e três salários mínimos, estão preocupadas com sua saúde e preservação ambiental, estão dispostas a pagar mais pelos produtos orgânicos, pois percebem os produtos orgânicos como mais saudáveis, porém veem o preço como uma dificuldade para se adquiri-los.

Biografia do Autor

Clayrmen Candido Peron, Universidade de Araraquara (UNIARA)

Mestrando em Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente – UNIARA Universidade de Araraquara- SP

Brenda Senatore Anelli, Fundação Educacional de Penápolis - FUNEP

Graduada em Administração pela Fundação Educacional de Penápolis - FUNEP

Camila Afonso da Silva, Fundação Educacional de Penápolis - FUNEP

Graduada em Administração 

 

Mariana de Araújo Ambrósio, Fundação Educacional de Penápolis - FUNEP

Graduada em Administração

 

Janaina Florinda Ferri Cintrão, Universidade de Araraquara (UNIARA)

Doutora em Sociologia e Docente do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente UNIARA

Referências

BRASIL. Lei nº 10831, de 23 de dezembro de 2003. Brasília, Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/L10.831.htm>. Acesso em: 17 ago. 2018.

COLLIS, J.; HUSSEY, R. Pesquisa em administração: um guia prático para alunos de graduação e pós-graduação. (Trad. Lúcia Simonini). Porto Alegre: Bookman, 2005.

CONTENT, R. R. Marketing verde: o que é e por que ele pode ajudar a melhorar a imagem da sua empresa! 2016. Disponível em: <https://marketingdeconteudo.com/marketing-verde/>. Acesso em: 17 ago. 2018.

DAHLSTROM, R. Gerenciamento de marketing verde. São Paulo: Cengage, 2011.

GERHARDT, T. E.; SILVEIRA, D. T. Métodos de pesquisa. Porto Alegre: UFRGS, 2009.

GUIMARÃES, C.; VIANA, L. S.; COSTA, P. H. de S. Os desafios da consciência ambiental: o marketing verde em questão. 2015. 11 f. TCC (Graduação) - Curso de Línguas Estrangeiras Aplicadas às Negociações Internacionais, Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus, 2015. Disponível em: <http://www.uesc.br/revistas/calea/edicoes/rev4_artigo7.pdf>. Acesso em: 17 ago. 2018.

MARQUES, M. A estratégia do marketing verde. 2017. Disponível em: <http://marcusmarques.com.br/estrategias-de-negocio/estrategia-marketing-verde/>. Acesso em: 17 ago. 2018.

OTTMAN, J. A. As novas regras do marketing verde: estratégias, ferramentas e inspiração para o branding sustentável. São Paulo: M. Books, 2012.

PINHEIRO, K. P. Marketing verde: uma estratégia de marketing utilizando práticas ambientais. 2012. Disponível em: <http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/marketing-verde-uma-estrategia-de-marketing-utilizando-praticas-ambientais/62727/>. Acesso em: 17 ago. 2018.

ROCHA, E. O que é marketing verde e como esse conceito pode ajudar o seu negócio. 2017. Disponível em: <https://www.ignicaodigital.com.br/o-que-e-marketing-verde-e-como-esse-conceito-pode-ajudar-o-seu-negocio/>. Acesso em: 17 ago. 2018.

ZENONE, L. C.; Marketing social. 2. ed., São Paulo: Thomson Learning, 2006.

Downloads

Publicado

2022-06-27

Como Citar

Peron, C. C., Anelli, B. S. ., Silva, C. A. da ., Ambrósio, M. de A. ., & Cintrão, J. F. F. . (2022). A percepção do consumidor verde sobre os produtos hortifrúti orgânicos: estudo de caso na empresa Sítio Panorama de Penápolis - SP. Retratos De Assentamentos, 25(1), 204-221. https://doi.org/10.25059/2527-2594/retratosdeassentamentos/2022.v25i1.380

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.