Indicadores de Gestão e Educação: Subsídios à Patrimonialidade Ambiental em Assentamentos
DOI:
https://doi.org/10.25059/2527-2594/retratosdeassentamentos/2009.v12i1.61Resumo
O artigo propõe a apresentar discussões reflexivas e possíveis aproximações
entre patrimonialidade ambiental (gestão e educação) e os espaços dos assentamentos rurais. A partir da aplicação de questionários, foram organizados indicadores de caracterização ambiental para subsidiar reflexões da dimensão (possível) de processos patrimoniais de gestão e educação. As discussões aqui apresentadas possibilitam apontamentos de reflexões e ações urgentes em patrimonialidade nas agendas de estudos em Sociologia Rural e das políticas públicas voltadas para o desenvolvimento e para as questões ambientais dos assentamentos rurais.
Referências
CAPRA, F. A Teia da Vida. Uma nova compreensão científica dos sistemas
vivos. São Paulo: Editora Cultrix, 1996.
CHONCHOL, M.E.F. Assentamento Monte Alegre: conflitos e negociações nas
ocupações de terras. In: BERGAMASCO, SM.P.P; AUBRÉE, M; FERRANTE,
V.L.S.B. Dinâmicas Familiar, Produtiva e Cultural nos Assentamentos
Rurais de São Paulo. Campinas, SP: FEAGRI/UNICAMP; Araraquara, SP:
UNIARA; São Paulo, SP: INCRA, 2003.
FERRANTE, V.L.S.B.. BARONE, L.A.; Assentamentos rurais e poder local: os rumos da descentralização da reforma agrária. In: BERGAMASCO, SM.P.P; AUBRÉE, M; FERRANTE, V.L.S.B. Dinâmicas Familiar, Produtiva e
Cultural nos Assentamentos Rurais de São Paulo. Campinas, SP: FEAGRI/ UNICAMP; Araraquara, SP: UNIARA; São Paulo, SP: INCRA, 2003.
FERRANTE, V.L.S.B.. BARONE, L.A.; BERGAMASCO, S. M.P.P. A
maioridade dos assentamentos rurais em São Paulo: impasses do presente, dilemas do futuro. In: FERRANTE, V.L.S.B. ALY JUNIOR, O. Assentamentos Rurais: impasses e dilemas (uma trajetória de 20 anos). São Paulo: INCRA; Araraquara: UNIARA, 2005.
FERRANTE, V.LS.B.; BARONE, L.A. Homens e mulheres nos assentamentos: violência, recusa e resistência na construção de um novo modo de vida. Perspectivas, Araraquara, v.20/21, 1997/1998.
HALL, S. A Identidade Cultural na Pós-Modernidade. 11ª Ed. Rio de
Janeiro: DP&A Editora, 2006.
HIRATA, R. Problemas Antrópicos Associados aos Recursos Hídricos
Subterrâneos. Aula 1b. Instituto de Geociências. Universidade de São Paulo. 2009. Disponível em: http://www2.igc.usp.br/disciplinasweb/12009/gsa5834/
Hidra%201%20B%20Problemas.pdf > Acesso em 03 de nov. 2009.
HORTA, M.L.P. GRUNBERG,E; MONTEIRO, A.Q. Guia Básico de
Educação Patrimonial. Brasília: IPHAN/Museu Imperial, 1999.
NETO, C.C. Relações entre agronegócio e agroecologia no contexto do
desenvolvimento rural brasileiro. In: FERNANDES, B.M. (Org.) Campesinato e Agronegócio na América Latina: a questão agrária atual. 1. Ed. São Paulo: Expressão Popular, 2008.
OLLAGNON, H. Estratégia patrimonial para a gestão dos recursos e dos meio naturais. Enfoque integrado da gestão do meio rural. In: VIEIRA, P.F.; WEBER, J. (Orgs.) Gestão de Recursos Naturais Renováveis e Desenvolvimento. Novos desafios para a pesquisa ambiental. 2ª Ed. São Paulo: Editora Cortez, 2000.
SCHISTEK, H. Caldeirão, Caxio e Cacimba: três sistemas tradicionais de
captação de água de chuva no nordeste brasileiro. IRPAA (Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada). 1999. Disponível em: Acesso em: 03 de nov. 2009.
STONE, M.K; BARLOW, Z. (Orgs.) Alfabetização Ecológica: a educação das crianças para um mundo sustentável. São Paulo: Cultrix, 2006.
VIEIRA, P.F.; WEBER, J. (Orgs.) Gestão de Recursos Naturais Renováveis e Desenvolvimento. Novos desafios para a pesquisa ambiental. 2ª Ed. São Paulo: Editora Cortez, 2000.
WHITAKER, D.C.A.; BEZZON, L.C. A Cultura e o Ecossistema. Reflexões a partir de um diálogo. Campinas: Editora Alínea, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html