O Dilema da Diversificação da Produção no Assentamento Ibitiúva, Pitangueiras-SP
DOI:
https://doi.org/10.25059/2527-2594/retratosdeassentamentos/2014.v17i2.169Palabras clave:
Assentamento Rural, Políticas Públicas, Agricultura Familiar.Resumen
Este trabalho investiga aspectos das condições socioeconômicas do Assentamento Ibitiúva (Pitangueiras - SP) e a percepção dos membros do CAE(Conselho de Alimentação Escolar do município de Pitangueiras) e dos assentados sobre o Programa de Aquisição de Alimentos - PAA e do Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE. Os assentados possuem uma alta dependência da monocultura da cana de açúcar e não focam suas lavouras na produção de agroalimentos, não usufruindo dos mercados do PAA. Tal situação foi identificada como um dilema produtivo destes agricultores camponeses, que deixam de produzir comida para produzir agro combustível. Diante dessa problemática, investigou-se o porquê de os assentados não conseguirem fornecer alimentos para a merenda escolar no município de Pitangueiras. Para respondê-la, foram utilizados dois questionários semiestruturados: um aplicado aos assentados e outro aos membros do CAE. Os dados foram construídos dentro de uma abordagem qualitativa, com ferramentas do Diagnóstico Rural Participativo -DRP. Os resultados apontam ausência de ações de inclusão por partes da Prefeitura do município e também omissões do próprio Instituto de Terras do Estado de São Paulo - ITESP para a efetivação das políticas públicas nas terras de reforma agrária do Estado de São Paulo.
Citas
ALMEIDA, L. M. C; BERGAMASCO, S. M. P. P. Agroindústrias e Segurança Alimentar: um novo modelo de desenvolvimento nos Assentamentos. Retratos de Assentamentos, Araraquara, v.12, p.87-108,2009.
ANDRADE, S. da L.M.H. et al; A inserção de agricultores familiares naspolíticas públicas: o PAA e PNAE como alternativa para viabilização daprodução agroecológica. Revista Brasileira de Agroecologia, v.6 n.2, p-1-4. 2011. Disponível em: http://www.aba-agroecologia.org.br/ojs2/index.php/cad/article/view/11472. Acesso em: 11 ago.2012
BRASIL, Abastecimento, Companhia Nacional de. PAA- Evoluções dasOperações, 2012. Disponível: em: http://www.conab.gov.br/OlalaCMS/uploads/arquivos/12_04_25_14_41_24_analise_do_paa_-_2003_a_2011.pdf. Acesso em: 14 jul. 2012.
CHMIELEWSKA, D; SOUZA, D; LOURETE, A. A. O Programa deAquisição de Alimentos da Agricultura Familiar (PAA) e as Práticas dos Agricultores Participantes Orientadas ao Mercado: Estudo de Caso noEstado de Sergipe, Texto para Discussão n° 1510. Disponível em: http://www.ipea.gov.br/sites/000/2/publicacoes/tds/td_1510.pdf. Acesso em: 14jul.2012.
GIL, A.C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas,2009.
BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Agrário. Cartilha: O encontro daagricultura familiar com a alimentação escolar, 2010. Disponível em:http://www.mda.gov.br/portal/saf/publicacoes/pageflip-view?pageflip_id=5996963. Acesso em: 21 jul. 2012.
MARQUES, A, M, P, Vicente; DEL GROSSI, E, Mauro; FRANÇA, G,Caio. O censo 2006 e a reforma agrária: aspectos metodológicos eprimeiros resultados. Ministério do Desenvolvimento Agrário, Brasília, 2012.107 p.
MENEGUCE, B.; PERIN, E. VIEIRA, J. A. N.; LOVATO, L. F.; DEFRANCESCHI. L. Estudo de Caso na Agricultura Familiar: Agroindústriasde Derivados de Cana-de-açúcar. Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR), Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER).Pato Branco, 2008. 20 p.
OLIVEIRA, S.A. Assentamentos rurais em hortos florestais da regiãonorte do estado de São Paulo. 2010. 103 f. Dissertação (Mestrado emDesenvolvimento Regional e Meio Ambiente) - Centro Universitário deAraraquara, Araraquara, 2010.
RAMOS, P. Políticas públicas e perspectivas de viabilização dosassentamentos rurais. Retratos de Assentamentos, v. 12, p. 69-86, 2009.
SÃO PAULO (Estado). Coordenadoria de Assistência Técnica Integral.Conselhos de Desenvolvimento Rural do Estado de São Paulo. Plano municipalde desenvolvimento rural sustentável 2010-2013: município de PitangueirasSP. [São Paulo, SP, 2010]. Disponível em: <http://www.cati.sp.gov.br/conselhos/arquivos_mun/436_30_09_2010_pmdrspitangueiras.pdf>. Acesso em: 31 mar.2012.
STÉDILE. P. A questão agrária hoje. 3 ed. Porto Alegre: ed. Universidade 2002.
SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM DO COOPERATIVISMO.Disponível em: <http://www.portaldocooperativismo.org.br/sescoop/cooperativismo.asp>. Acesso em: 30 maio 2012
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html