A Territorialização de políticas Público-ambientais no rural paulista: um estudo de caso

Autores/as

  • Mariana Bombo Perozzi Gameiro Universidade Federal de São Carlos
  • Rodrigo Constante Martins Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.25059/2527-2594/retratosdeassentamentos/2017.v20i1.253

Palabras clave:

Desenvolvimento Rural, Políticas Públicas, Banco Mundial.

Resumen

Este artigo visa reconstituir as redes de poder envolvidas em uma das primeiras políticas públicas com enfoque territorial, decentralizado e participativo para o desenvolvimento rural do Estado de São Paulo. O Programa de Microbacias Hidrográficas I, financiado pelo Banco Mundial, foi desenhado na década de 1990 e executado pelo governo paulista através da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral, entre 2000 e 2008. O objetivo do programa era melhorar as condições socioeconômicas e ambientais das regiões rurais, elegendo o nível das microbacias como base territorial para ação. Ao comparar a estrutura formal de funcionamento do projeto com as práticas, este artigo apresenta um contraponto ao entendimento institucional das políticas públicas para o meio rural, ressaltando a importância das análises da conjuntura de poder nos níveis macro e territorial. Os procedimentos metodológicos incluíram entrevistas semiestruturadas, análise documental e revisão de literatura. Os resultados revelam estruturas complexas onde os especialistas desempenham papel central face às instituições e comunidades locais.

Biografía del autor/a

Mariana Bombo Perozzi Gameiro, Universidade Federal de São Carlos

Doutora e mestre em Sociologia pela Universidade Federal de São Carlos. Pesquisadora do Ruras (Grupo de Pesquisa CNPq Ruralidades, Ambiente e Sociedade).

Rodrigo Constante Martins, Universidade Federal de São Carlos

Professor do Departamento de Sociologia e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFSCAR. Coordenador do RURAS (Grupo de Pesquisa CNPq Ruralidades, Ambiente e Sociedade).

Publicado

2017-01-01

Cómo citar

Gameiro, M. B. P., & Martins, R. C. (2017). A Territorialização de políticas Público-ambientais no rural paulista: um estudo de caso. Retratos De Assentamentos, 20(1), 41-69. https://doi.org/10.25059/2527-2594/retratosdeassentamentos/2017.v20i1.253

Número

Sección

Artigos Originais