Políticas Públicas e Perspectivas de Viabilização dos Assentamentos Rurais
DOI:
https://doi.org/10.25059/2527-2594/retratosdeassentamentos/2009.v12i1.46Palabras clave:
Assentamentos Rurais, Objetivos, Viabilidade, Políticas Públicas, Associativismo.Resumen
O artigo discute os elos entre os objetivos, a necessidade de políticas públicas e as alternativas ou possibilidades de viabilização de projetos de assentamento de trabalhadores rurais (PA's). Aponta que tais elos impõem, de um lado, a necessidade de apoio estatal que se concretiza na existência de três políticas imprescindíveis, e de outro lado, a necessidade de iniciativas de associativismo e cooperativismo entre os assentados. Argumenta que estas duas existências é que podem tornar possível que os assentamentos viabilizem economicamente suas atividades produtivas ao reter (parte) do excedente, principalmente quando se defrontam com a atuação e o poder das agroindústrias fornecedoras de insumos e processadoras de bens agropecuários. Contudo, isto não significa a superação, mas sim a perpetuação das tensões e conflitos decorrentes das relações econômicas, sociais e políticas entre estas duas entidades, sendo que a manifestação principal disto parece ser a que se dá na questão dos preços dos bens adquirido e ofertados. Para ilustrar a argumentação, o texto apresenta uma análise, respaldada em pesquisa de campo, do caso da produção de cana industrial em alguns PA's no Estado de São Paulo.
Citas
BUAINAIN, A.M. Reflexões sobre o modelo vigente de reforma agrária. In: HOFMEISTR, W. (Org.) Revolução no Campo. Rio de Janeiro: Fundação Konrad Adenauer, 2004, v.03, p.49-64.
CARON, D. Heterogeneidade e Diferenciação dos Fornecedores de Cana
de São Paulo. 1986. Tese (Doutorado em Sociologia). São Paulo, USP/FFLCH, 1986.
MORAES, M.A.F.D. de; SHIKIDA, P.F.A. (Orgs.) A Agroindústria canavieira no Brasil: Evolução, desenvolvimento e desafios. São Paulo: Atlas, 2002.
ORPLANA/Organização de plantadores de cana da região Centro-Sul do Brasil. Informativo, Piracicaba/SP, vários números.
PERES, Alice M. de P. O Arrendamento de Terras na Pequena Propriedade Fundiária Canavieira: O caso do município de Piracicaba - SP. 2003. Dissertação (Mestrado em Ciências Econômicas). Campinas, IE/Unicamp, 2003.
RAMOS, P. Agroindústria Canavieira e Propriedade Fundiária no Brasil.
São Paulo: Hucitec, 1999.
VIAN, C.E. de F. Agroindústria Canavieira: estratégias competitivas e
modernização. Campinas: Editora Átomo, 2003.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html