Práticas e Estratégias em Diferentes modalidades de Assentamento Rural
DOI:
https://doi.org/10.25059/2527-2594/retratosdeassentamentos/2014.v17i2.170Palabras clave:
Farming Systems, Rural Settlements, Public Policy, Strategies, Agricultural Practices.Resumen
Objetivou-se proceder à análise de práticas agrícolas e estratégiasconstituídas por grupos de assentados da região de Araraquara e de RibeirãoPreto. Buscou-se discutir a perspectiva de um novo paradigma de produção,que venha substituir moldes comumente encontrados na produção da agriculturafamiliar. O objetivo deste trabalho foi realizar uma caracterização no tocante àprodução, às políticas públicas e à dimensão ambiental - discutindo, através dosmesmos, perspectivas de desenvolvimento rural para os assentamentos, emmodalidades distintas de assentamento: um PA e um PDS. Metodologia: foramrealizadas inúmeras visitas a campo, com intuito de melhor conhecer o modo devida dos grupos dos assentados, e aplicou-se 50 questionários - 31 noassentamento Bela Vista do Chibarro e 19 no assentamento Sepé Tiarajú.Concluiu-se que a aplicação das políticas públicas é mais rápida no PDS, as estratégias familiares são fundamentais em ambos e o processo de transiçãoagroecológica é uma realidade.Citas
ABDO M. T. V. N.; VALERI S. V., MARTINS A. L. M. Sistemasagroflorestais e agricultura familiar: uma parceria interessante. RevistaTecnologia & Inovação Agropecuária, São Paulo: ASPTA. 2008, p.50-58. Disponível em:<http://www.dge.apta.sp.gov.br/Publicacoes/T&IA2/T&IAv1n2/Artigo_Agroflorestais_5.pdf>. Acesso em: 04 ago. 2014.
ALY JÚNIOR, O. Projetos de Desenvolvimento Sustentável (PDS's) e osDesafios na Construção de Novas Políticas de Assentamento. Retratosde Assentamentos, Araraquara, v. 14, nº. 2, p. 283-303, 2011.
CAIRES, A. C. R. O assentamento Bela Vista do Chibarro em temposanteriores: vida e trabalho na Usina Tamoio. Retratos deassentamentos, v. 14, n. 2, p. 95-131, 2011.
DUVAL, H. C; FERRANTE, V. L. S. B.; BERGAMASCO, S. M. P. P.Autoconsumo e as escalas de diversificação agrícola em umassentamento rural. Raízes, v.32, n.2, jul-dez / 2012.
EMBRAPA MEIO AMBIENTE. Assentamentos rurais sustentáveis: oprocesso de construção participativa do conhecimento agroecológico eo monitoramento de unidades de referência no Assentamento SepéTiarajú-SP. Brasília, 2013. 47p.
FERRANTE, V. L. S. B. (Org.). Retratos de Assentamentos. v. 9.Araraquara: UNIARA, 2004.
______. Os Herdeiros da Modernização (Grilhões e Lutas dos Boias-Frias). Revista São Paulo em Perspectiva, v. 8, p. 93-104, 1994.
GOMES, T. P. S.; FERRANTE, V. L. S. B. Políticas públicas entreeficácias, equívocos e omissões: um retrato em duas regiões do Estado.Retratos de Assentamentos, v. 15, p. 157-186, 2012.
INCRA/MDA – Ministério do Meio Ambiente /CNS – ConselhoNacional Dos Seringueiros. Projeto de desenvolvimento sustentável.Brasília, 2000. 50 p.
MAIA, P. O. PAA em um Projeto de Desenvolvimento Sustentável,Arranjos e Conflitos na produção e reprodução da vida: um estudo noassentamento Sepé Tiarajú, município de Serrana e Serra Azul-SP.Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento regional e Meio Ambiente).Araraquara, 2013.
MORISSAWA, M. A história da luta pela terra e o MST. São Paulo:Expressão popular, 2001.
PESQUISA INCRA/UNIARA. Pesquisa derivada de um contrato deprestação de serviços (Contrato CRT/SP/Nº 100000/2010) que previua contratação da Uniara, por meio do Mestrado em DesenvolvimentoRegional e Meio Ambiente para serviços em assessoria emdesenvolvimento nos assentamentos rurais e comunidadesquilombolas do INCRA em todo o estado de São Paulo. Araraquara,2011-2012.
RAMOS FILHO, L. O. (Org.). Agricultura, meio ambiente e inclusãosocial: Questões para debate. 1. ed. Jaguariúna - SP: Embrapa MeioAmbiente, 2006. 128p.
RAMOS FILHO, L.; SZMRECSÁNYI T.; PELLEGRINI, J. B. R.Biodiversidade e reforma agrária: uma experiência agroecológica na região canavieira de Ribeirão Preto – Brasil. Montreal, Canadá, 2007.
ROSIM, L. Nas terras da Usina, o fazer-se de um assentamento.Dissertação de Mestrado- Programa de Sociologia -FCL/UNESP.Araraquara, 1997.
SCOPINHO, R. A. Em busca de "elos perdidos": projetos deassentamentos e modos de identificação entre trabalhadores ruraisassentados. Cadernos de Psicologia Social do Trabalho, v. 12, n. 2, p.257-270, 2009.
SCOPINHO, R. A. Processo organizativo de assentamentos rurais:trabalho, condições de vida e subjetividade. São paulo: Anaablume, 2012.348p.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html