Agricultura Familiar e Práticas Sustentáveis de Agricultura em Um lote do Assentamento Monte Alegre – Araraquara-SP
DOI:
https://doi.org/10.25059/2527-2594/retratosdeassentamentos/2015.v18i2.222Palabras clave:
Assentamento Monte Alegre, Práticas Agrícolas, Agricultura Familiar, Agroecologia.Resumen
A análise sobre práticas sustentáveis de agricultura adotadas em uma propriedade do Assentamento Monte Alegre, na região de Araraquara- SP teve como finalidade documentar através da metodologia de história oral não apenas técnicas de agricultura, mas também sobre outros fatores que a delineiam, como a relação com a terra, através de saberes empíricos e intuitivos, e a comercialização dos produtos. Foram analisadas as práticas agrícolas em um lote e foi verificado que grande parte das técnicas adotadas tem fundamentação em princípios agroecológicos como a não utilização de agrotóxicos e a sucessão de culturas. Porém, alguns fatores como a utilização de sementes potencialmente manipuladas geneticamente e a pequena porcentagem de mata ciliar ao redor dos açudes não permitem que se caracterize a agricultura adotada na propriedade como estritamente de base ecológica.
Citas
ALTIERI, M.A. Agroecologia: bases científicas para uma agricultura sustentável. Guaíba: Agropecuária, 2002.
CANUTO, J.C. Bases conceituais da Agroecologia. Marco referencial em agroecologia / Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. – Brasília, DF: Embrapa Informação Tecnológica, 2006. p. 21-26.
CAPORAL, F.R.; COSTABEBER, J.A. Agroecologia: enfoque científico e estratégico. A groecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável. Porto Alegre, v.3, n. 2, p. 13-16, 2002.
CAPORAL, F. R., COSTABEBER J. A., PAULUS, G. Agroecologia: uma ciência no campo da complexidade. Brasília, DF: 2009.
CAPORAL, F. R. Agroecologia: uma nova ciência para apoiar a transição a agriculturas mais sustentáveis. In: CAPORAL, F. R. (org) Agroecologia: uma ciência do campo da complexidade. Brasília, DF: 2009, p. 9-64.
CASSAB, L.A. História Oral: miúdas considerações para a pesquisa em Serviço Social. Serviço Social em revista. vol. 5 n°2 -jan/jun - 2003.
CESTAS DE PRODUTOS SEM AGROTÓXICOS, PRODUZIDO NO ASSENTAMENTO MONTE ALEGRE, EM ARARAQUARA (2012). <http://www.youtube.com/> acesso em 9 de jul. 2012.
CPDOC < http://cpdoc.fgv.br/ > Acesso em 12 ago. 2013.
FREITAS, S. M. de. História Oral: Possibilidade e Procedimentos. 2 ed. São Paulo: Associação Editorial Humanitas, 2006.
FURTADO, R., FURTADO, E. A intervenção participativa dos atores (INPA) – uma metodologia de capacitação para o desenvolvimento local sustentável. Brasília: Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), 2000.
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO. Portal do MDA. Disponível em: <http://portal.mda.gov.br>. Acesso em: 15 set. 2012.
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL. Portal do MDS. Disponível em: <http://www.mds.gov.br/>. Acesso em: 16 de ago. 2013.
NETTO, M. M. A agricultura familiar e sua organização. Revista Acta Geográfica, Boa Vista, ano II, n.4, p.17-30, jul./dez. de 2008.
NISHIKAWA, D. L. L. Levantamento das Práticas Sustentáveis nos Assentamentos da Fazenda Monte Alegre na Região de Araraquara/SP. Dissertação (Mestrado em Ciências da Engenharia Ambiental). Universidade de São Paulo, São Carlos/SP, 2004.
NORGAARD, R. B. A base epistemológica da agroecologia. In: ALTIERI, M. A. (Ed.). Agroecologia: as bases científicas da agricultura alternativa. Rio de Janeiro: PTA: FASE, 1989, p.42-48.
P L A N O M U N I C I PA L D E D E S E N V O LV I M E N TO R U R A L SUSTENTÁVEL, 2010-2013. Município de Araraquara. Disponível em:< http://www.cati.sp.gov.br >. Acesso em: 2 jul. 2013.
SCHNEIDER, S. Teoria Social, Agricultura Familiar e Pluriatividade. Revista Brasileira de Ciências Sociais, São Paulo, v.18, n.51, fev. 2003.
SOTRATTI, M.A. Agricultura familiar e análise sobre práticas sustentáveis de agricultura adotadas em uma propriedade no Assentamento Monte Alegre - Araraquara-SP. Monografia (Graduação em Ciências Biológicas), Centro Universitário de Araraquara - UNIARA, Araraquara, 2013.
TINOCO, S.T.J. Análise Socioeconômica da piscicultura em unidades de produção agropecuária familiares da região de Tupã, SP. Jaboticabal, 2006.
WANDERLEY, M.N.B. A valorização da agricultura familiar e a reivindicação da ruralidade no Brasil. Desenvolvimento e Meio Ambiente, Curitiba, n.2, p.35, jul./dez. 2000.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html