Apresentação
DOI:
https://doi.org/10.25059/2527-2594/retratosdeassentamentos/2020.v23i1.415Palabras clave:
Apresentação, RetRetratos de AssentamentosResumen
Nosso periódico - Retratos de Assentamento - surgiu paralelamente às políticas públicas de reforma agrária no período de redemocratização do país - daí o título sob o qual se consagrou.
O tema “assentamentos” era altamente relevante (como ainda é) dada a emergência de novos espaços e novos atores sociais no campo brasileiro - categorias sociais a exigir, continuadamente, compreensão teórica e acompanhamento de seus desafios e dilemas.
Enquanto nos aprofundávamos nos estudos desse aspecto complexo do novo rural brasileiro, não podíamos deixar de lado o fato de que o rural da Reforma Agrária fazia parte da questão da terra no Brasil e fomos nos abrindo para novas abordagens, contemplando a questão agrária e a variedade de nossas ruralidades, inclusive a problemática dos povos tradicionais (e/ou originais).
Assim, nunca entendemos ou aceitamos que o conhecimento científico seja desligado dos problemas que afetam a humanidade e contribuem para devastar a natureza e desarticular culturas. Muito ao contrário, nosso periódico acolhe pesquisas que trazem denúncias. E também aquelas que anunciam a esperança.
Pois bem! O momento brasileiro é quase de desesperança: um governo de extrema-direita, associado a um vírus letal que facilita projetos genocidas; conquistas sociais das últimas décadas ameaçadas e o fascismo em alta...
Citas
Retratos de Assentamentos
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html