A Educação do Campo de Araraquara: Notas Para uma Análise de Percurso
DOI:
https://doi.org/10.25059/2527-2594/retratosdeassentamentos/2015.v18i2.220Palabras clave:
Educação do Campo, Escola do Campo, Material Didático.Resumen
Este artigo busca apresentar o percurso do programa Educação do Campo de Araraquara/SP. Os dados referem-se a levantamento desenvolvido no âmbito da pesquisa para conclusão da dissertação de Mestrado em Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente do Centro Universitário de Araraquara/UNIARA intitulada “A utopia da Educação do Campo frente à ideologia industrial: o caso de Araraquara/SP. Para desenvolver a análise recorremos à concepção materialista histórica dialética e alcançamos os objetivos traçados utilizando os instrumentos de pesquisa de análise documental, examinando os projetos políticos pedagógicos e os planos de gestão das escolas. Mediante a análise que fizemos dos dados, chegamos à conclusão de que o Programa escola do campo realizado nas escolas EMEF Maria de Lourdes da Silva Prado, Professor Hermínio Pagôtto e Eugênio Trovatti não preservaram a perspectiva contestatória dos movimentos sociais.
Citas
ARAÚJO, M. N R. As contradições e as possibilidades de construção de uma educação emancipatória no contexto da luta pela terra. 2007. 334 f. Tese (Doutorado em Educação) Faculdade de Educação. Universidade Federal da Bahia, Bahia, 2007.
BARONE, L. A. Revolta Conquista e solidariedade: a economia moral dos trabalhadores rurais em três tempos. 1996. Dissertação (Mestrado em Sociologia) UNESP, Araraquara, 1996.
BRANCALEONI, A. P. L. Um olhar acerca do processo de elaboração e implementação de um projeto político-pedagógico em uma escola do campo do município de Araraquara. 2005. 201 f. Tese (Doutorado em Psicologia) Universidade de São Paulo – USP, Ribeirão Preto, 2005.
CALDART, R.S Elementos para construção do Projeto Político Pedagógico da Educação do campo. In: MOLINA, M. C; JESUS, S.M. S. (orgs.). Contribuições para a Construção de um projeto de Educação do Campo, Brasília, DF. Coleção por uma educação do campo, n.5, 2004.
D´ AGOSTINI, A. Contradições do Campo Brasileiro: os desafios da Educação do Campo. Texto da mesa de abertura da capacitação do PRONERA-UNEB, 2005.
FENG, L.Y. Projeto Educação do Campo: Estratégias e alternativas no campo pedagógico. 2007. 82 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente) Centro Universitário de Araraquara-UNIARA, Araraquara, 2007.
FERNANDES, B. M.; Sobre a tipologia de Territórios (2012 c). Disponível em: . Acesso em: 16.03. 2014.
FERRANTE, V.L.S.B; ET AL. Síntese da Regiões: retomando questões do presente/futuro dos assentamento. Revista Retratos de Assentamento, v.15, p. 339-375, 2012.
FERRANTE, V.L.S.B. Os herdeiros da modernização: grilhões e lutas dos boias-frias. Revista São Paulo em Perspectiva, v. 8, n.3, jul.-set, p.93- 104, 1994.
GOMES, T.P. Assentamentos da Região Central do Estado de São Paulo sob uma perspectiva analítica a partir de indicadores sociais: Apresentação da pesquisa contratual INCRA/UNIARA Nº 100000/2010. Disponível em:<http://www.uniara.com.br/nupedor/nupedor_2012/trabalhos/sessao_1/sessao_1H/05Thauana_Gomes.pdf.>. Acesso em: 12.Jul.2014.
MARX, K. ENGELS. F. A. A ideologia alemã. 5ª ed. São Paulo: Hucitec, 1986.
MARX. K. O capital: Crítica a Economia Política. Livro I, Rio de Janeiro: Editora Civilizações Brasileira, 2004.
MOLINA, M.C; JESUS, JESUS, S.M. S. A Contribuições para a Construção de um projeto de Educação do Campo. In: MOLINA, M. C; JESUS, S.M. S. (orgs.). Contribuições para a Construção de um projeto de Educação do Campo, Brasília, DF. Coleção por uma educação do campo, n.5, 2004.
RAMOS, M. Pedagogias das Competências. In: Caldart, R. S. et al. (orgs.). Dicionário da Educação do campo. Rio de janeiro: Expressão popular, 2012.
SAVIANI, D. História da educação e política educacional. In: SBHE (Org.). Educação no Brasil: história e historiografia. Campinas: Autores Associados, p. 11-19, 2001.
SCHULTZ, T. W. O Capital Humano: Investimentos em Educação e Pesquisa. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1971.
WHITAKER, D. C. A. O rural Urbano e a Escola Brasileira. Retratos de Assentamentos, n. 11, p. 283-294, 2008.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html